sábado, junho 20, 2009

Refugiados: Até quando?

Não há maior dor no mundo que a perda da sua terra natal.
Eurípedes,431 a.C.

Hoje assinala-se uma efeméride que tem uma amplitude universal e um enorme significado. O Dia Mundial dos Refugiados tem uma relação directa com os Direitos do Homem e com a Liberdade, valores que estão na base de uma verdadeira Democracia.



De acordo com as Nações Unidas, um refugiado é uma pessoa que "receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a protecção daquele país..."

As guerras, as perseguições, a discriminação e a intolerância são, então, algumas das causas da existência de refugiados. Eles são de todas as raças, de todas as religiões e podemos encontrá-los em todas as regiões do mundo. Obrigados a fugir porque receiam pela sua vida e pela sua liberdade, os refugiados abandonam muitas vezes tudo o que têm - casa, bens, família, país, rumo a um futuro incerto em terra estrangeira.

Sem comentários: