A Festa das Tochas Floridas, popularmente conhecida como Festa de Aleluia (ou das Flores), é uma tradicional procissão católica que se realiza anualmente em São Brás de Alportel, no distrito de Faro (Portugal). A procissão realiza-se desde o século XVII, assinala a Ressurreição de Cristo, e é celebrada no domingo de Páscoa.
A Procissão da Ressurreição (ou de Aleluia), nesta vila do sotavento algarvio, é uma manifestação singular do sentir de um povo. Ao sabor da fé, em cada domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e erguem-se as tochas ao alto, ao ritmo do refrão, em honra de Cristo ressuscitado.
As ruas são, então, enfeitadas de flores campestres, o chão coberto por tapetes floridos e as varandas são adornadas com colchas brancas e encarnadas. O ar fica perfumado com alecrim, alfazema e rosmaninho.
Pelas 10h, começa a missa da Ressurreição na Igreja Matriz, a que se segue a Procissão da Ressureição, também conhecida como Festa de Aleluia ou das Tochas Floridas. Os homens (e meninos) fazem duas filas paralelas nas laterais de tapetes decorados colocados no centro das ruas, e carregam tochas de flores coloridas nas mãos.
Na procissão, os homens carregam as tochas floridas e percorrem as ruas principais de São Brás de Alportel enquanto cantam. Um elemento do grupo proclama: "Ressuscitou como disse!" e o grupo responde “Aleluia! Aleluia! Aleluia! E assim sucessivamente ao longo da procissão.
Milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, participam nesta festa todos os anos.
Este é um dia de festa para todos os habitantes de São Brás de Alportel e para quem visita a vila, numa harmonia entre o religioso e o pagão.
Sem comentários:
Enviar um comentário