quinta-feira, dezembro 11, 2014

Um passeio por Oberammergau

Oberammergau é um município do distrito de Garmisch-Partenkirchen (Baviera), no sul da Alemanha. Encontra-se localizado no vale do rio Ammer.
Esta localidade é conhecida principalmente pelas representações da Paixão de Cristo que são feitas de dez em dez anos (a próxima será em 2020), envolvendo centenas de figurantes, todos residentes e naturais da localidade. Em 1633, durante uma epidemia de peste, os habitantes de Oberammergau juraram levar a cabo uma encenação periódica da Paixão de Cristo se fossem protegidos da doença. Este facto foi a origem da hoje mundialmente famosa tradição, realizada pela primeira vez em 1634.
Oberammergau também é conhecida pelos seus prédios pintados com motivos religiosos ou de contos de fada. A reconhecida alta qualidade e quantidade destes frescos nas fachadas de várias das suas casas, tornaram esta localidade uma paragem obrigatória para os turistas.
Estes frescos são  conhecidos pelo nome alemão de "Lüftlmalerei" e são comuns na Alta Baviera. A palavra "Lüftlmalerei" parece ter origem na casa "Zum Lüftl" em Oberammergau, que era a residência do pintor de fachadas Franz Seraph Zwinck (1748-1792).
Oberammergau tem também uma longa tradição na escultura de madeira. As ruas contêm dezenas de oficinas que vendem imagens religiosas, relógios, brinquedos e peças humorísticas. Além disso, fabricam-se localmente os típicos chapéus bávaros.
O turismo é, então, a principal atividade económica da localidade, sendo também paragem quase obrigatória a visita ao palácio de Linderhof e ao Mosteiro de Ettal.

Sem comentários: