Nesta altura do ano ouvimos falar muito, graças ao desporto, das corridas de S. Silvestre. Mas, quem é que foi o S. Silvestre?
São Silvestre I, foi Papa entre 31 de Janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos.
Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio. Nascido em data desconhecida de um romano de nome Rufino, segundo o Liber pontificalis, e de Justa, de acordo com o Vita beati Sylvestri, morreu em 31 de dezembro de 335. Daí que a sua festa ocorra em 31 de Dezembro.
Depois da morte de Melquíades, São Silvestre foi nomeado Bispo de Roma, ocupando este cargo durante 21 anos. Como Papa, não existe grande informação sobre o seu pontificado apesar de esta ser a época de Constantino, o Grande, em que a igreja sofreu uma notável evolução.
A maior parte das lendas sobre a sua vida foram compiladas no Vita beati Sylvestri que surgiu no Oriente e foi preservada em grego, siríaco e latim no Constitutum Sylvestri, um relato apócrifo de um concílio e no Donatio Constantini. Estas narrativas não passam, contudo, de lendas.
Foram construídas grandes igrejas em Roma durante o pontificado de São Silvestre, tais como a Basílica e o Batistério de Latrão, junto ao primeiro palácio imperial onde o Papa vivia, a Basílica do Palácio Sessoriano (Santa Croce in Gerusalenne), a igreja primitiva de São Pedro no Vaticano e várias igrejas e cemitérios sobre os túmulos de mártires. Foram também construídas durante o seu pontificado, a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém e as igrejas dos Santos Apóstolos em Constantinopla.
A figura de São Silvestre está especialmente ligada à Igreja de Equitius, um presbítero romano, situada perto das termas de Diocleciano. Responsável pela existência da escola romana de canto, São Silvestre contribuiu ainda para o desenvolvimento da liturgia da Igreja, tendo o primeiro martirológio sido concebido durante o seu pontificado. O túmulo de São Silvestre situa-se na igreja por ele mandada construir, no cemitério da Catacumba de Priscila, na Via Salaria.
Sem comentários:
Enviar um comentário