"Gato Persa Social Club" é o segundo livro da jovem escritora portuguesa Teresa Lopes Vieira.
Teresa Lopes Vieira nasceu em Lisboa (1984) e é formada em Direito. Esta autora, cedo descobriu na escrita e nas viagens as suas verdadeiras paixões. Foi precisamente uma experiência em Amesterdão e o contacto com as comunidades imigrantes na Holanda que inspiraram este romance, escrito depois de uma longa viagem pelo Egito.
Publicou em 2010 "Os Diários da Mulher Peter Pan", romance passado na América do Sul (Equador, Colômbia e Venezuela).
Neste seu segundo romance Teresa conduz-nos a cenários de grande mudança, numa alucinante aventura entre Amesterdão e o Cairo. Em síntese, esta obra fala-nos da vida de Francisco, um jovem emigrante português desesperado por dinheiro, que é violentamente abalada quando este se envolve num casamento por conveniência, no submundo da imigração ilegal em Amesterdão.
Mariam, uma egípcia pouco convencional que abandona o mundo islâmico em nome do sonho europeu, desaparece misteriosamente, deixando o caos instalado com a sua partida. É então que Francisco e a namorada, Eva, se lançam numa procura frenética entre Amesterdão e Cairo, em busca da única pessoa que lhes poderá devolver a vida que tinham.
Esta é a história de três personagens que vagueiam entre a demanda espiritual e a necessidade material, a busca de identidade cultural e a perda das origens, numa existência sem fronteiras em que tudo vale para atingir os próprios objetivos.
De acordo com Teresa Lopes Vieira: «Deambulando pelo Cairo, é fácil perdermo-nos pelas ruelas empoeiradas, ao mesmo tempo que esquecemos quem somos. Penetra-se num turbilhão de informação, de coordenadas e regras aleatórias, que regem uma sociedade mergulhada no caos. Pó, essa camada cinzenta e castanha vinda de nenhures, cobria os carros, as ruas, os passeios e espalhava-se magicamente no ar como se fizesse parte dele mesmo.»
Sem comentários:
Enviar um comentário