Em 22 de Setembro de 1970, surgiu a seguinte pergunta numa conferência: Será possível convencer os moradores dos subúrbios a não trazerem os seus automóveis para Lisboa?
A pergunta, formulada pelo professor alemão Kurt Leibbrand, técnico da O.C.D.E, durante uma conferência sobre planificação dos transportes urbanos, realizada a 22 de Setembro de 1970, reflectia a dificuldade em convencer os moradores dos subúrbios a não trazerem os carros para a baixa, que era, na altura, o coração comercial de Lisboa.
Para aliviar a intensidade do tráfego naquela zona, com a consequente maior fluidez dos transportes públicos, aquele técnico propunha que se criassem, em vários pontos da cidade, grandes centros autónomos, onde se instalassem os escritórios das grandes empresas, sugerindo, entre outras zonas, a Avenida da Liberdade e a Avenida da República.
Anos mais tarde surge a campanha Na Cidade sem o meu Carro! Esta começou em França, em 1998.
A Comissão Europeia passou a adoptá-la a partir de 2000, através da criação do Dia Europeu sem Carros – dia 22 de Setembro – com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de cidades limpas, onde os transportes públicos satisfaçam as necessidades individuais dos cidadãos.
Os principais Objectivos do Dia Europeu Sem Carros consistem em:
• Sensibilizar as pessoas para optarem pelos Transportes Públicos ou por outro modo de transporte alternativo ao automóvel particular;
• Criar uma oportunidade para experimentar essa mudança e para viver a cidade ou a vila de forma diferente;
• Demonstrar que menos carros nas zonas urbanas é sinónimo de maior qualidade de vida para os seus cidadãos.
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