Nesta escola cruzam-se alunos de vinte e uma nacionalidades. Não poderíamos, pois, deixar de assinalar a comemoração do Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural e do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.
Nela temos representação da China, da Índia, do Bangladesh, do Brasil, do Nepal, de Angola, de Moçambique, de S. Tomé e Príncipe, da Guiné-Bissau, de Cabo Verde, da Roménia, da Ucrânia, da Rússia, da Moldávia, etc. etc.
Pode pensar-se que isto é uma grande confusão! Mas, não! O nosso traço de união é a língua portuguesa.
A diversidade geográfica destes alunos acaba por ser uma mais valia cultural. Aprendemos todos uns com os outros. Ficamos a conhecer novas formas de estar, de rezar, de pensar, de vestir e de pentear.
Aprendemos usos e costumes, outras formas de expressão musical ou de dança.
Acima de tudo aprendemos a ser mais tolerantes e a respeitar os valores específicos das diferentes culturas que aqui coexistem.
O nosso papel, enquanto escola, deve ser esse: consagrar a Diversidade Cultural como uma riqueza. Não esquecendo nunca que a Unesco consagrou essa Diversidade como Património da Humanidade.
Acima de tudo aprendemos a ser mais tolerantes e a respeitar os valores específicos das diferentes culturas que aqui coexistem.
O nosso papel, enquanto escola, deve ser esse: consagrar a Diversidade Cultural como uma riqueza. Não esquecendo nunca que a Unesco consagrou essa Diversidade como Património da Humanidade.
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