sexta-feira, abril 16, 2021

Botero

Piquenique

Fernando Botero  (19 de abril de 1932) é um artista plástico colombiano.  O estilo figurativo que o  caracteriza é chamado por alguns de "Boterismo", o que lhe dá uma identidade inconfundível.

As suas obras destacam-se sobretudo pelos personagens volumosos. Este estilo consagrou-o mundialmente tanto nas suas pinturas e desenhos, como também nas esculturas. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Botero começa a vender os seus primeiros desenhos, aos 15 anos. Contudo, realizou a sua primeira exposição em 1951, em Bogotá.

Em 1952, Botero viajou para a Espanha e ingressou na Academia de San Fernando de Madri, além de frequentar o Museu do Prado, onde estudava e copiava as obras de Diego Velásquez e Francisco de Goya.  Aqui expôs aos mestres espanhóis o seu interesse por arte pré-colombiana, pela arte colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.

Entre 1953 e 1955 viajou pela França e Itália, onde em Florença, na Academia de San Marco, estudou História da Arte, pintura e as técnicas dos afrescos do Renascimento italiano, que influenciaram as suas obras.

Mona Lisa

De volta à Colômbia, em 1955, Botero participou da exposição na Biblioteca Nacional. No ano seguinte viajou para o México, quando estudou os murais dos artistas Diego Rivera e José Clemente.

Em 1961 fixou residência em Nova Iorque. Foi aí que começou a ampliar o volume dos seus personagens. Em 1965 abriu um estúdio na cidade. É desse período a obra "Mona Lisa" (1963), uma releitura da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci e a releitura da famosa obra de Jan van Eyck, "O Casal Arnolfini".

A partir daí, passa a realizar exposições por todo o mundo, tendo como eixo Paris, Bogotá e Nova York. É só em 1973, em Paris, que cria a sua primeira escultura (em Lisboa, no Parque Oeste, existe uma escultura deste artista).

É considerado um artista bastante politizado, sobretudo pela preocupação que demonstra com a violência na América Latina. Essa preocupação está refletida nas suas obras. A sua exposição "Dores da Colômbia" conta com 67 obras, com 36 desenhos, 25 pinturas e seis aquarelas. Nela, o artista coloca em evidência a violência causada pelos conflitos envolvendo os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), exército e os grupos paramilitares.

Se quiser conhecer mais alguma coisa acerca da obra de Botero não deixe de ver o vídeo abaixo.

Sem comentários: