sexta-feira, janeiro 03, 2020

As Ilustrações Escondidas

Existe uma encantadora e subtil técnica de arte que pode acabar por passar despercebida. Esta técnica é a pintura que existe "escondida" em livros  mas, que quando revelada, é uma festa para os olhos.
Esta bela pintura também chamada de pintura de goteira (fore-edge painting) é uma técnica artística que, segundo alguns historiadores, teve início há mais de dez séculos na Europa, e serve para decorar as páginas dos livros, no lado oposto à lombada.
Terá sido, contudo,  no século XVII que os ingleses começaram a desenvolvê-la com mais detalhe, transformando-se em verdadeira arte, no final do século XVIII, pelas mãos dos famosos editores, livreiros e encadernadores Edwards de Halifax, no Reino Unido.
No início, a técnica consistia só, na marcação do título da obra diretamente sobre o corte dianteiro do livro fechado, permanecendo visível sempre que ele estivesse nessa posição.
Aos poucos, porém, como os títulos passassem a ser marcados nas lombadas, o corte dianteiro passou a ser um espaço para a criação de cenas e de decorações – que podiam ter a ver com a história do volume, com os editores ou mesmo com os donos dos livros.
E ainda o mais interessante: os ilustradores perceberam que podiam deixar os desenhos ocultos, pintando ligeiramente mais para dentro das páginas, deixando aparente apenas a camada de dourado ou a marmorização tradicional.
Hoje em dia, a técnica "fore-edge painting",  é realizada por pouquíssimos profissionais em todo o mundo.
Apesar de esta ser uma arte em vias de extinção, as pinturas de borda são ainda criadas por artistas como Martin Frost,  Clare Brooksbank e Stephen Bowers. O primeiro tem mais de 3.000 obras de arte.
Recentemente houve uma exposição sobre este tema que foi organizada pela Biblioteca Loyola-Notre Dame, em Baltimore, nos Estados Unidos, como uma homenagem a um trabalho tão delicado e minucioso quanto grandioso.
Se quiser entender  mais sobre este assunto veja os vídeos abaixo.
O primeiro vídeo foi criado por um arquivista da Biblioteca da Universidade de Cornell, de Nova Iorque, e mostra uma cópia de 1925 da novela "Kim", de Rudyard Kipling, para demonstrar a genialidade deste tipo de arte.
Parece ser um livro antigo típico, de capa dura com bordas decorativas douradas, como tantos outros. Mas veja o que acontece quando a pessoa que manipula o livro, com todo o cuidado, mantém o bloco de páginas entre o polegar e o resto dos dedos e dobra para ventilar ligeiramente as bordas. De repente surge uma adorável pintura de uma paisagem.
Absolutamente fantástico.

Agora aprecie o segundo vídeo sobre o mesmo assunto:

Sem comentários: