O Palácio da Pena, na Serra de Sintra, é um palácio singular, com a sua mistura tão inesperada de estilos. Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, na Baviera.
D. Fernando II, marido da rainha D. Maria II, tinha 19 anos quando chegou a Portugal. Jovem estrangeiro, casado com uma rainha adolescente cuja coroa lhe assentara na cabeça após uma guerra civil, D. Fernando II precisava de afirmar ao povo e elites portuguesas que conhecia, amava e era digno da sua História. E é a História da nação portuguesa que se celebra em cada aspeto deste palácio. Do reinado de D. Manuel I, o Venturoso, à fase da ocupação árabe da Península Ibérica, passando pela experiência indiana que saiu da Epopeia dos Descobrimentos - tudo isto foi materializado na arquitetura e artes decorativas deste conjunto monumental. Embora não o pareça, o Palácio da Pena é composto por dois edifícios "cosidos" por fora: um mosteiro do início do séc. XVI e um palácio contíguo, construído de raiz em meados do séc. XIX a mando de D. Fernando II.
Uma Visita Guiada emocionante pelas mãos do director do Palácio da Pena, António Nunes Pereira e de Paula Moura Pinheiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário