O Iraque é um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irão, a sul pelo Golfo Pérsico, pelo Kuwait e pela Arábia Saudita e a oeste pela Jordânia e pela Síria. A sua capital é a cidade de Bagdade, no centro do país e nas margens do rio Tigre.
A história do Iraque é milenar, uma vez que o território iraquiano abrigou diversos povos antigos, como os sumérios. Os aspectos culturais e as curiosidades do país perpassam pela sua grandiosa história.
O parlamento iraquiano decidiu por unanimidade que o Natal passasse a ser uma festividade para todo o país a partir de 2021.
Esta proposta foi divulgada durante um encontro entre o presidente iraquiano e o patriarca caldeu, cardeal Louis Raphael I Sako, que expressou a sua alegria e gratidão por esta decisão tão esperada.
Antes da invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos em 2003, havia cerca de 1,4 milhão de cristãos no país. No entanto, o seu número diminuiu para cerca de 300.000 depois de centenas de milhares terem fugido da nação após a violência e os ataques de vários grupos armados ao longo dos anos.
Na véspera de Natal os cristãos iraquianos reúnem-se em família e uma das crianças lê em voz alta a história do nascimento de Jesus, enquanto que os restantes elementos da família escutam, segurando velas.
Depois das leituras acende-se a lareira. Quando o fogo se apaga todos devem saltar três vezes sobre as cinzas e pedir um desejo.Durante a eucaristia de Natal o sacerdote, segurando a imagem de Jesus Menino abençoa uma pessoa que, tocando na que está ao seu lado, a abençoa e assim sucessivamente. É a Paz de Cristo para estes cristãos.


Sem comentários:
Enviar um comentário