sábado, dezembro 27, 2025

Soupe à L’Oignon

 A Soupe à L’Oignon é uma sopa de cebola que tem raízes profundas, desde a Roma antiga, onde era um prato simples e popular, e assim permaneceu até à França dos séculos XVII e XVIII, onde a corte francesa e reis como Luís XV a tornaram famosa. 

Existe uma outra teoria mais plausível. Ela afirma que Stanislas Leszczynski, Duque da Lorena e pai da Rainha da França, provou sopa de cebola numa taberna de Champagne. Segundo Alexandre Dumas, que relatou a cena, ele quis aprender "como preparar uma sopa semelhante". Diz-se que, posteriormente, popularizou a receita na corte de Versalhes.

Mas foi graças a Les Halles, em Paris, que a sopa de cebola francesa deve sua fama. No século XIX, os donos de restaurantes tiveram a ideia de adicionar queijo ralado e gratinar as tigelas de sopa. Preparada desta forma, a sopa tornava-se muito mais nutritiva para os trabalhadores e notívagos do bairro. 

Os mercados parisienses transformaram-na, então, num prato icónico com a adição de queijo gratinado, tornando-se a "Gratinée des Halles". O prato também era conhecido por mascarar o hálito daqueles que exageravam nas bebidas, ganhando o apelido de "sopa dos bêbados". 

 Hoje é um verdadeiro clássico da culinária francesa, especialmente apreciada nos meses frios de inverno porque este creme é uma explosão de sabor. A cebola é, claro, a protagonista do prato, trazendo doçura e profundidade de sabor quando caramelizada. Gratinada ou não, derrete na boca para o deleite das nossas papilas gustativas.

A sopa de cebola é tradicional na culinária francesa e em muitas regiões produtoras de cebola. É frequentemente servida com croutons e queijo ralado.

E agora fique com a receita de Soupe à L’oignon de Joana Barrios.

Ingredientes: 
8 cebolas grandes
40g de manteiga
1 colher de sopa de farinha
1l de caldo de carne caseiro
Sal q.b.
Pimenta q.b.
3 fatias de pão
100g de Gruyère ralado

Preparação:
1) Descasque as cebolas e corte-as em meias luas; refogue num tacho as rodelas de cebola na manteiga até ficarem douradas e caramelizadas, durante cerca de 10 minutos com o tacho tapado; adicione a farinha peneirada ao tacho, mexendo sempre; junte o caldo de carne e envolva; tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 30 minutos.
2) Disponha as fatias de pão num tabuleiro para ir ao forno e cubra-as com o queijo ralado; tempere com pimenta e leve ao forno, pré-aquecido a 230º, na função grill a gratinar até o queijo derreter e ficar dourado.
3) Num prato fundo disponha as fatias de pão gratinadas sobre a sopa e sirva imediatamente.

Sem comentários: