sábado, dezembro 13, 2025

O Natal em França

 As celebrações natalícias francesas são menos pagãs do que as de outras culturas europeias, pelo que o presépio (Crèche) ainda ocupa um lugar central nos lares franceses.

Os presépios franceses são conhecidos pela quantidade e riqueza das figuras que os compõem. A noite de Natal é conhecida como Réveillon e traduz-se numa ceia depois da Missa da Meia Noite, onde não pode faltar o Tronco de Natal (bolo típico com forma de tronco de árvore).

Em França, tanto o Natal (Noël) como o Ano Novo (Réveillon de la Saint-Sylvestre) são celebrados com jantares festivos em família, com muitos pratos gourmet como o foie gras, as ostras e o salmão fumado, acompanhados de champanhe e do Bolo de Tronco de Natal (Bûche de Noël). O Réveillon de Noël (24 de dezembro) é a principal ceia de Natal, onde se trocam presentes, enquanto o Réveillon do Ano Novo (31 de dezembro) foca-se mais na festa da passagem do ano, com celebrações nos Champs-Élysées e Cruzeiros no rio Sena

As crianças recebem as prendas do Pai Natal, que viaja acompanhado de Pre (père) Fouettard, que avalia quem se portou bem durante o ano. Os adultos trocam presentes apenas no Ano Novo.

Père Fouettard é uma personagem lendária que acompanha São Nicolau nas suas rondas durante o Dia de São Nicolau (6 de dezembro) dispensando pedaços de carvão e/ou surras às crianças desobedientes enquanto São Nicolau dá presentes aos bem comportados. Esta personagem é conhecida principalmente nas regiões do extremo norte e leste da França, no sul da Bélgica e na Suíça francófona , embora existam personagens semelhantes em toda a Europa.
E ainda outro vídeo.

Sem comentários: