O Heléboro é uma flor resistente ao frio e por isso é conhecida como a Flor do Inverno ou a Rosa de Natal.
Esta planta é nativa da Suíça, Áustria e Alemanha. Usada na Idade Média com fins medicinais, ela pode ser tóxica e deve ser manuseada com cuidado. Os heléboros pertencem à família Ranunculaceae, surgem no inverno e são resistentes à neve e às geadas mais intensas. Embora a maioria das espécies sejam de folha perene, as caducifólias podem manter as folhas velhas durante todo o inverno, contribuindo para a decoração dos jardins até surgir a primeira cor das flores. A folhagem é grande e muito brilhante, a floração começa em novembro, altura em que normalmente os jardins começam a perder charme e o encanto, prolongando-se até março.
A maior parte das variedades de Heléboros começam a florir em novembro, suportando o frio e a neve. Outras florescem no fim do inverno e continuam a sua floração até à primavera. Após a floração, os Helleborus funcionam como uma ótima planta de cobertura, desde o fim da primavera até ao outono.
Esta planta é bastante procurada porque, numa época em que os jardins estão sem vida e sem cor, os heléboros destacam-se com as suas belas flores, que desabrocham brancas e depois adquirem tons vivos.
Apesar de todas as variedades de Helleborus serem conhecidas na Europa como Rosa de Natal, este nome apenas se aplica a uma espécie, ao Helleborus niger, a verdadeira "celebridade" entre todos os Helleborus. Poucas espécies são capazes de apresentar tamanha riqueza de formas e cores no inverno como o Helleborus niger.
As espécies mais comuns são a popular H. niger; o H. lividus, que oferece raminhos de flores de cor verde amarelado a partir do segundo ano de vida; e o H. orientalis, que produz flores com pontinhos na parte inferior e cores amarelo pálido, branco, verde, vermelho ou grená, de acordo com a variedade.
Conta a lenda que a pastora, Medelon, enquanto observava o seu rebanho, viu um grupo de homens passar com presentes para o recém-nascido Jesus. Medelon chorou porque não tinha nenhum presente, nem mesmo uma simples flor… Um anjo, ao ouvir o seu choro, apareceu e, com a mão, afastou a neve. Foi então que apareceu a mais bela flor branca: a Rosa de Natal.


Sem comentários:
Enviar um comentário