segunda-feira, junho 30, 2025

Utz

 Utz, é um livro do escritor Bruce Chatwin (1940 - 1989) que foi um romancista e escritor de viagens inglês.

Bruce Chatwin é um dos mais aclamados escritores de literatura de viagens de sempre. Foi jornalista do Sunday Times Magazine durante vários anos, e a carta de demissão que mandou ao seu superior ficou célebre – nela lia-se simplesmente: "Fui para a Patagónia." 

O seu livro mais celebre é, Na Patagónia, um clássico da literatura contemporânea, relato de viagem e retrato da solidão dos grandes territórios do sul do mundo. A sua carreira literária foi curta (mais longa terá sido a de viajante), mas de enorme brilho. Os seus livros, mais conhecidos são: O Vice-Rei de Ajudá, O Que Faço Eu Aqui?, Utz, Os Gémeos de Black Hill, Anatomia da Errância ou Regresso à Patagónia (com Paul Theroux).

Sinopse:
Ao cuidar da sua coleção de porcelanas de Meissen, Kaspar Utz encontrou um refúgio contra as adversidades do século XX. E apesar das restrições sentidas na Checoslováquia durante a Guerra Fria, Utz afirma a sua individualidade nesta devoção às preciosas peças.
Autorizado a sair do país uma vez por ano, Utz considera repetidamente a possibilidade de desertar. Porém, não podendo levar consigo as porcelanas, refém do regime e da coleção de Meissen, regressa sempre a casa - um microcosmo povoado de pequenas e frágeis figuras, que constituem para o seu proprietário um mundo mais real do que o próprio mundo.

Sem comentários: