![]() |
| Fachada da Casa Figueiredo |
A Casa Figueiredo é uma verdadeira joia em Goa. Esta mansão é o lar da família mais influente de Goa há mais de 400 anos.
Na história da Índia, Portugal apesar de ser uma potência mediana, tinha fortes ambições mercantilistas e religiosas. Os portugueses chegaram séculos antes dos britânicos, em 1510, quando Afonso de Albuquerque capturou Goa, e partiram mais de uma década depois deles, em 1961, expulsos quando uma Índia recentemente independente exerceu a sua força militar.
Goa era a joia da coroa portuguesa na Ásia e 450 anos de assimilação cultural deixaram o pequeno estado costeiro muito diferente do resto da Índia, mais europeu do que indiano em muitos dos seus aspectos culturais e sociais.
Desse passado há muitos vestígios da influência portuguesa. Desde logo as igrejas e conventos mas também, algumas casas senhoriais.
Um dos mais monumentais exemplos da casa senhorial goesa, é a Casa dos Figueiredo (séc. XVII), localizada em Loutolim, Goa. Loutolim é uma pequena vila escondida nos remansos e a uma curta distância do Zuari, o rio mais longo de Goa.Com um enquadramento único, frente a um extenso vale de arrozais, pontuado por palmares de coqueiros, a Casa Figueiredo é um dos mais belos exemplos da arquitetura indo portuguesa goesa. A extensa fachada que se recorta neste cenário natural é resultante de grandes transformações efetuadas no século XIX sobre uma anterior habitação do século XVIII, apresentando elementos estruturais possivelmente mais antigos.
Os Figueiredos, descendentes dos Poddiars de Sancoale, prosperaram sob o domínio português e a família alcançou destaque social e político em Goa, contando entre os seus membros com advogados, diplomatas e parlamentares.
Um clã tão distinto teria que ter uma sede familiar compatível com a sua posição na sociedade e, assim, a Casa Figueiredo surgiu sob a administração do fundador, Manuel João de Figueiredo, em 1590. Duzentos anos depois, para acomodar a crescente família, o tamanho da mansão foi dobrado com a adição de outra ala idêntica à primeira. Hoje, os seus 55 quartos estão espalhados por impressionantes 7.000 metros quadrados, oferecendo aos visitantes as belas paisagens dos verdes campos de arroz de Loutolim.
Muitas destas casas senhoriais encontradas por toda a Goa, estão quase todas em avançado estado de decadência e abandono. A Casa Figueiredo é uma das poucas exceções, graças à sagacidade do patriarca Vicente João de Figueiredo, que a legou inteiramente às duas filhas em quem confiou a execução da sua ordem de que fosse preservada para a posteridade como património histórico. Ambas as filhas faleceram e a propriedade agora pertence e é administrada como museu e como residência familiar pela única descendente sobrevivente, Fátima Figueiredo, e o seu filho, Pedro.



Sem comentários:
Enviar um comentário