Assista a mais um episódio do programa televisivo O Mundo Segundo os Brasileirosque desta vez nos leva a passear até Luanda.
Aproveite esta viagem virtual porque em termos de pandemia da COVID 19, esta é a forma mais segura de nos passearmos.
Ora veja. Vale bem a pena.
Não perca.
"A Paixão de Van Gogh", realizado por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, primeiro filme do mundo totalmente pintado à mão, estreia sábado, dia 5, pelas 16:35 na RTP 2.
Para animar o filme, foram pintados e repintados 853 quadros a óleo, feitos por mais de 100 artistas diferentes, a partir de 130 obras do lendário pintor holandês. Ao todo, 65 mil fotogramas.
Um filme de Hugh Welchman, o animador britânico responsável pela BreakThru Films, produtora que ganhou um Óscar pela curta Pedro e o Lobo em 2006, e da sua esposa, a polaca Dorota Kobiela. Sinopse:
Uma investigação à vida e controversa morte de Van Gogh, contada através das suas pinturas e dos que com ele privaram.
Joseph Roulin é o carteiro que Van Gogh pintou e com quem estreitou amizade. Não se convencendo da teoria do suicídio do pintor, envia o seu filho Armand entregar a última carta que o artista havia dirigido ao irmão, Theo. Ainda que resignado, Armand parte em missão. Quando descobre que o irmão tinha morrido pouco depois de Vincent, começa uma série de encontros com as várias personagens que cruzaram a vida do artista antes dele morrer.
Assista aos vídeos (e abra o link abaixo) que se seguem porque valem bem a pena.
O 1º é um videográfico sobre as aspirações separatistas na Europa.
O 2º vídeo aborda os movimentos separatistas na Europa, nomeadamente, o movimento catalão.
Não perca a oportunidade de conhecer esta realidade.
Ora veja..
Veja agora o 2º vídeo sobre Os movimentos separatistas na Europa
Em 2011, a ONU declarou o dia 30 de agosto como o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados. Para marcar a data, o Movimento Vozes do Silêncio lançou o filme que conta a história da mulher que lutou até morrer para encontrar o filho, alvo da ditadura brasileira.
"Quem é essa mulher?" é o refrão da música Angélica, de Chico Buarque, uma homenagem à estilista Zuzu Angel, mãe de Stuart Angel, vítima de desaparecimento forçado. O Movimento Vozes do Silêncio lançou a campanha "Quem é essa mulher?", fazendo um chamamento para o debate sobre "Quem são essas pessoas que procuram por seus entes queridos?" O objetivo foi marcar o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado, com um vídeo onde os familiares levantam a voz sobre a letra da música Angélica, composição de Chico Buarque e Miltinho, em homenagem à estilista Zuzu Angel, que foi morta pelo exército brasileiro, numa cilada, em 1976. Somente em julho de 2020 a justiça brasileira reconheceu que a estilista foi assassinada por agentes da ditadura militar. Crime esclarecido, porém ainda sem a devida punição criminal.
A luta dos familiares é de longa data. Esta luta traz em si uma solidão, um vazio de angústia na ausência de respostas, na busca por justiça.
O vídeo "Quem é essa mulher?", com a realização da familiar Sônia Maria Haas, proporciona momentos de reflexão a respeito do que aconteceu durante a ditadura civil militar no Brasil. E propõe uma postura de resistência, clamando:"Não vamos nos calar". Finaliza com depoimento de Hildegard Angel, filha de Zuzu e irmã de Stuart.
Diversos familiares e a Casa Zuzu Angel participaram diretamente do projeto. O grupo vocal carioca "Às Terças", sob a regência do maestro Mauro Perelmann, faz uma participação especial no vídeo.
O lançamento ocorreu no dia 29 de agosto, numa live no facebook/youtube do Núcleo Preservação da Memória Política, um evento promovido pelo Movimento Vozes do Silêncio, com o apoio do Instituto Wladimir Herzoge Núcleo Preservação da Memória Política.
O que há de errado na sociedade de hoje foi salientado em mais de 50 ilustrações, brutalmente honestas, pelo artista cubano Angel Boligán.
Boligán vive na Cidade do México e recebeu inúmeros prémios internacionais e reconhecimento mundial pela forma como destaca o consumismo desenfreado, a solidão, o vício e a excessiva dependência da tecnologia na sociedade ocidental.
No desenho ao lado pode ver:
# 11 Vizinhos e Fronteiras
O quehá de errado na sociedade de hoje foi salientado em mais de 50 ilustrações, brutalmente honestas, pelo artista cubano Angel Boligán.
Boligán vive na Cidade do México e recebeu inúmeros prémios internacionais e reconhecimento mundial pela forma como destaca o consumismo desenfreado, a solidão, o vício e a excessiva dependência da tecnologia na sociedade ocidental.