A aldeia de Freixo de Numão situa-se num planalto, rodeada de montanhas e com o rio Douro ao fundo.
São muito antigos os vestígios da ocupação humana na área e termo da freguesia de Freixo de Numão.
Quem visita esta belíssima aldeia, de casas juntinhas e de características rurais, depara também com diversos edifícios nobres: a Casa Brasonada de Freixo de Numão, a Casa da Justiça, a Casa Grande de Freixo de Numão, a Casa de Fidalgos, E não deixe de fazer o Percurso Pedestre do Circuito Arqueológico.
No perímetro urbano de Freixo de Numão pode visitar o Museu Da Casa Grande, instalado num belo Solar Barroco (segunda metade do séc. XVIII), com mostras significativas de Arqueologia e Etnologia. No quintal anexo pode ver ruínas romanas, medievais e modernas e alguns materiais da Idade do Ferro.
Imponente, como sítio arqueológico mas também como miradouro, é o Castelo Velho, onde campanhas sucessivas de escavação têm permitido estudar um povoado dos III e II milénios A.C. (Idades do Cobre e do Bronze).
As minas de volfrâmio, o sítio arqueológico da Coladreira e o sítio arqueológico do Rumansil ficam ali perto e são testemunhos da passagem do tempo por este local.
De diversos pontos da aldeia pode ainda usufruir de miradouros como o Miradouro da Senhora da Carvalha e o Miradouro do Castelo Velho, que oferecem uma deslumbrante paisagem.
Porque "o corpo não é de ferro", no intervalo dos passeios aproveite para saborerar os pratos típicos da região, à base de carne de porco e aves.
Não perca os afamados enchidos e os doces - destaque para a lampreia de ovos.
E aproveite para fazer as honras a outros produtos da terra como a amêndoa, o azeite, o vinho fino e de mesa.
As festividades cíclicas são outro factor de atração a Freixo de Numão.
Valerá por isso a pena espreitar este vídeo que conta as Festas de 1987: