Oiça a dupla sertaneja Tonico & Tinoco em "Moreninha Linda" (no programa especial sertanejo na Rede Record, gravado em 1994).
Tonico & Tinoco foi uma dupla caipira brasileira, considerada a mais importante da história da música brasileira e a de maior referência. Em 60 anos de carreira, Tonico & Tinoco realizaram quase 1000 gravações, divididas em 83 discos.
Tonico & Tinoco venderam mais de 150 milhões de discos, realizando cerca de 40.000 apresentações em toda a sua carreira.
Meu coração tá pisado
Como a flor que murcha e cai
Pisado pelo desprezo
Do amor quando se vai
Deixando a triste lembrança
Adeus para nunca mais
Moreninha linda do meu bem querer
É triste a saudade longe de você
O amor nasce sozinho
Não é preciso plantar
A paixão nasce no peito
Farsidade no olhar
Você nasceu para outro
Eu nasci para te amar
Moreninha linda do meu bem querer
É triste a saudade longe de você
Eu tenho meu canarinho
Que canta, quando me vê
Eu canto por ter tristeza,
Canário por padecer
Da saudade da floresta,
Eu saudades de você
Moreninha linda do meu bem querer
É triste a saudade longe de você
sábado, dezembro 06, 2014
sexta-feira, dezembro 05, 2014
Soneto
Não pode Amor por mais que as falas mude
exprimir quanto pesa ou quanto mede.
Se acaso a comoção falar concede
é tão mesquinho o tom que o desilude.
Busca no rosto a cor que mais o ajude,
magoado parecer aos olhos pede,
pois quando a fala a tudo o mais excede
não pode ser Amor com tal virtude.
Também eu das palavras me arreceio,
também sofro do mal sem saber onde
busque a expressão maior do meu anseio.
E acaso perde, o Amor que a fala esconde,
em verdade, em beleza, em doce enleio?
Olha bem os meus olhos, e responde.
exprimir quanto pesa ou quanto mede.
Se acaso a comoção falar concede
é tão mesquinho o tom que o desilude.
Busca no rosto a cor que mais o ajude,
magoado parecer aos olhos pede,
pois quando a fala a tudo o mais excede
não pode ser Amor com tal virtude.
Também eu das palavras me arreceio,
também sofro do mal sem saber onde
busque a expressão maior do meu anseio.
E acaso perde, o Amor que a fala esconde,
em verdade, em beleza, em doce enleio?
Olha bem os meus olhos, e responde.
António Gedeão (1906-1997)
quinta-feira, dezembro 04, 2014
Arrábida da Serra ao Mar
A pouco mais de meia hora de Lisboa, o Parque Natural da Arrábida oferece excelentes oportunidades de contacto com a natureza. O parque estende-se actualmente desde a zona do Outão (perto de Setúbal) até ao Cabo Espichel. A parte central do parque, chamada Serra da Arrábida, é uma zona de grande beleza, que culmina a 500 metros no pico do Formosinho e desce abruptamente sobre o mar.
A Serra da Arrábida, região com características peculiares de clima e flora, é um conjunto de relevos que inclui elevações como as Serras de S.Luís, Gaiteiros, S.Francisco e Louro, situados na margem norte do estuário do Rio Sado, na Península de Setúbal. O clima da região é temperado mediterrânico, apresentando uma flora rica em espécies mediterrânicas, tais como a azinheira, o sobreiro e o carvalho.
O Parque Natural da Arrábida, fundado em 1976, com uma área aproximada de 10 800 hectares, possui uma vegetação de tipo mediterrânico, chamada maquis, nascida neste microclima com características semelhantes ao de regiões como a Dalmácia.
A fauna é bastante diversificada, apesar de ter sofrido grandes alterações desde o século XIX. Até ao início do século XX era ainda possível observar lobos, javalis e veados. Da fauna actual fazem parte, entre outros, o gato-bravo, a raposa, a lebre, o morcego, a águia de bonelli, o bufo real, a perdiz e o andorinhão real.
Viveram, na serra da Arrábida, os poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama, que fizeram da serra um motivo recorrente nas suas obras.
As praias protegidas pela serra, de águas tranquilas e transparentes, são populares entre os habitantes de Setúbal e Lisboa. O Portinho da Arrábida uma baía com uma pequena ilha, a Anicha, que forma um porto natural abrigado pela serra é, junto com a Praia da Figueirinha, uma das mais populares da região. Mas também há a de Galapos, a de Galapinhos e a Praia dos Coelhos.
Para ficar a conhecer melhor esta bela região de Portugal veja, com atenção, o documentário abaixo.
"Arrábida - da Serra ao Mar" é um filme de história natural sobre a vida selvagem que retrata as espécies endémicas das serras da Arrábida e do Pisco, no distrito de Setúbal. Foi produzido por Ricardo Guerreiro, fotógrafo e documentarista de história natural, e por Luís Quinta, fotógrafo com mais de 20 anos de carreira.
É um documentário, extraordinariamente bem feito capaz de disputar a qualidade da BBC ou da National Geographic.
Este filme é o resultado de 4 anos de trabalho esporádico através do qual se podem ficar a conhecer as espécies únicas dessas zonas, como é o caso do caracol-da-arrábida ou a planta trovisco-do-espichel.Também é possível descobrir e ver águias-calçadas, raposas e golfinhos ou as grutas e os bosques que caracterizam a região.
Este documentário foi emitido pela SIC em de janeiro de 2013, com realização de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro. Ora veja. Vale mesmo a pena!
A Serra da Arrábida, região com características peculiares de clima e flora, é um conjunto de relevos que inclui elevações como as Serras de S.Luís, Gaiteiros, S.Francisco e Louro, situados na margem norte do estuário do Rio Sado, na Península de Setúbal. O clima da região é temperado mediterrânico, apresentando uma flora rica em espécies mediterrânicas, tais como a azinheira, o sobreiro e o carvalho.
O Parque Natural da Arrábida, fundado em 1976, com uma área aproximada de 10 800 hectares, possui uma vegetação de tipo mediterrânico, chamada maquis, nascida neste microclima com características semelhantes ao de regiões como a Dalmácia.
A fauna é bastante diversificada, apesar de ter sofrido grandes alterações desde o século XIX. Até ao início do século XX era ainda possível observar lobos, javalis e veados. Da fauna actual fazem parte, entre outros, o gato-bravo, a raposa, a lebre, o morcego, a águia de bonelli, o bufo real, a perdiz e o andorinhão real.
Viveram, na serra da Arrábida, os poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama, que fizeram da serra um motivo recorrente nas suas obras.
As praias protegidas pela serra, de águas tranquilas e transparentes, são populares entre os habitantes de Setúbal e Lisboa. O Portinho da Arrábida uma baía com uma pequena ilha, a Anicha, que forma um porto natural abrigado pela serra é, junto com a Praia da Figueirinha, uma das mais populares da região. Mas também há a de Galapos, a de Galapinhos e a Praia dos Coelhos.
Para ficar a conhecer melhor esta bela região de Portugal veja, com atenção, o documentário abaixo.
"Arrábida - da Serra ao Mar" é um filme de história natural sobre a vida selvagem que retrata as espécies endémicas das serras da Arrábida e do Pisco, no distrito de Setúbal. Foi produzido por Ricardo Guerreiro, fotógrafo e documentarista de história natural, e por Luís Quinta, fotógrafo com mais de 20 anos de carreira.
É um documentário, extraordinariamente bem feito capaz de disputar a qualidade da BBC ou da National Geographic.
Este filme é o resultado de 4 anos de trabalho esporádico através do qual se podem ficar a conhecer as espécies únicas dessas zonas, como é o caso do caracol-da-arrábida ou a planta trovisco-do-espichel.Também é possível descobrir e ver águias-calçadas, raposas e golfinhos ou as grutas e os bosques que caracterizam a região.
Este documentário foi emitido pela SIC em de janeiro de 2013, com realização de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro. Ora veja. Vale mesmo a pena!
quarta-feira, dezembro 03, 2014
Mona Lisa Desaparecida
"Mona Lisa Desaparecida" é um livro de R. A. Scotti publicado pela Casa das Letras. Neste livro, a autora faz um relato vívido e minucioso do maior furto da história da arte.
R. A. Scotti é a autora de "Os Segredos da Basílica de São Pedro". Escreveu também quatro romances e duas obras não ficcionais, como o recente bestseller "Sudden Sea: The Great Hurricane of 1938".
Sinopse (da editora):
"No final da tarde de domingo, 20 de Agosto de 1911, três homens entraram no Louvre. Disfarçando-se de funcionários do museu, esconderam-se até ao cair da noite. Dezasseis horas depois, o quadro mais famoso do mundo, a Mona Lisa, tinha desaparecido. Passaram vinte e quatro horas até alguém reparar. Quando por fim o alarme soou, a Polícia acorreu ao local. As portas foram trancadas, funcionários e visitantes detidos, mas o quadro desaparecera há muito. A França encerrou as suas fronteiras. E quando o museu reabriu uma semana depois do roubo, os parisienses fizeram fila em números nunca vistos para admirar o espaço em branco onde o famoso quadro estivera anteriormente pendurado. A caça ao homem estendeu-se de Paris a Nova Iorque, da Argentina a Itália, mas a Mona Lisa nunca foi encontrada.
Picasso e Apollinaire foram presos sob suspeita do roubo, mas posteriormente libertados por falta de provas. O Louvre, o Governo francês e o jornal Le Figaro ofereceram recompensas pelo regresso em segurança da Mona Lisa, mas o rasto estava frio… Até que, dois anos depois, o negociante de arte florentino Alfredo Geri recebeu uma carta assinada por "Leonardo". A Mona Lisa estava à venda. Neste livro, R. A. Scotti desvenda a verdade sobre o "crime do século".
R. A. Scotti é a autora de "Os Segredos da Basílica de São Pedro". Escreveu também quatro romances e duas obras não ficcionais, como o recente bestseller "Sudden Sea: The Great Hurricane of 1938".
Sinopse (da editora):
"No final da tarde de domingo, 20 de Agosto de 1911, três homens entraram no Louvre. Disfarçando-se de funcionários do museu, esconderam-se até ao cair da noite. Dezasseis horas depois, o quadro mais famoso do mundo, a Mona Lisa, tinha desaparecido. Passaram vinte e quatro horas até alguém reparar. Quando por fim o alarme soou, a Polícia acorreu ao local. As portas foram trancadas, funcionários e visitantes detidos, mas o quadro desaparecera há muito. A França encerrou as suas fronteiras. E quando o museu reabriu uma semana depois do roubo, os parisienses fizeram fila em números nunca vistos para admirar o espaço em branco onde o famoso quadro estivera anteriormente pendurado. A caça ao homem estendeu-se de Paris a Nova Iorque, da Argentina a Itália, mas a Mona Lisa nunca foi encontrada.
Picasso e Apollinaire foram presos sob suspeita do roubo, mas posteriormente libertados por falta de provas. O Louvre, o Governo francês e o jornal Le Figaro ofereceram recompensas pelo regresso em segurança da Mona Lisa, mas o rasto estava frio… Até que, dois anos depois, o negociante de arte florentino Alfredo Geri recebeu uma carta assinada por "Leonardo". A Mona Lisa estava à venda. Neste livro, R. A. Scotti desvenda a verdade sobre o "crime do século".
terça-feira, dezembro 02, 2014
O "Voo do Cante"
A TAP trouxe de volta a casa, para uma calorosa receção, a delegação promotora da candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que esteve em Paris para receber da UNESCO o importante reconhecimento universal.
A chegada ao aeroporto de Lisboa já foi vista por muita gente, quer presencialmente quer através das reportagenstelevisivas.
Mas, a TAP disponibilizou agora, o vídeo com o filme de tudo o que se passou a bordo do voo que trouxe de volta a casa os representantes das principais entidades impulsionadoras da candidatura: Câmara Municipal de Serpa, Casa do Cante, Confraria do Cante e Casa do Alentejo, e o grupo coral da Casa do Povo de Serpa.
Veja, em baixo, o filme o "Voo do Cante", colocado on line no canal TAP do YouTube.
A chegada ao aeroporto de Lisboa já foi vista por muita gente, quer presencialmente quer através das reportagenstelevisivas.
Mas, a TAP disponibilizou agora, o vídeo com o filme de tudo o que se passou a bordo do voo que trouxe de volta a casa os representantes das principais entidades impulsionadoras da candidatura: Câmara Municipal de Serpa, Casa do Cante, Confraria do Cante e Casa do Alentejo, e o grupo coral da Casa do Povo de Serpa.
Veja, em baixo, o filme o "Voo do Cante", colocado on line no canal TAP do YouTube.
segunda-feira, dezembro 01, 2014
A SIDA OU O HIV
O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de Dezembro.
Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA.
Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.
A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. A África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.
São três as formas de contágio do VIH/SIDA:
Relações sexuais;
Contacto com sangue infectado;
De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
No vídeo que se segue, Hans Rosling divulga novos gráficos que desvendam os factores de risco de uma das doenças mais mortais (e incompreendidas) do mundo: a Sida.
Ele argumenta que a solução para acabar com a epidemia é a prevenção da transmissão, não o tratamento com remédios.
Ora veja. Vale bem a pena reflectirmos sobre o assunto!
Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA.
Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.
A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. A África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.
São três as formas de contágio do VIH/SIDA:
Relações sexuais;
Contacto com sangue infectado;
De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
No vídeo que se segue, Hans Rosling divulga novos gráficos que desvendam os factores de risco de uma das doenças mais mortais (e incompreendidas) do mundo: a Sida.
Ele argumenta que a solução para acabar com a epidemia é a prevenção da transmissão, não o tratamento com remédios.
Ora veja. Vale bem a pena reflectirmos sobre o assunto!
domingo, novembro 30, 2014
A Sé do Porto
A Sé Catedral da cidade do Porto, situa-se no coração do centro histórico daquela cidade e é considerado um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal.
O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII.
Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam a fachada com as torres e a rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por uma abóbada de canhão.
Do período gótico data o claustro (séc XIV-XV), construido no reinado de D. João I. Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na Sé do Porto em 1387.
O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé .
À esquerda da capela-mor, existe um magnífico altar de prata, construido na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses. Este altar foi salvo das tropas francesas, durante as invasões (em 1809) por meio de uma parede de gesso construida apressadamente.
Ainda nesta área é especialmente notável a existência da imagem medieval de Nossa Senhora de Vandoma, (padroeira da cidade).
Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni, conduz aos pisos superiores, onde se destacam os painéis de azulejos que exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.
Se quiser ficar a conhecer melhor este monumento nacional clique nas ligações acima e aprecie os vídeos que se seguem. Olhe que valem bem a pena! E agora um outro vídeo sobre o mesmo assunto.
O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII.
Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam a fachada com as torres e a rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por uma abóbada de canhão.
Do período gótico data o claustro (séc XIV-XV), construido no reinado de D. João I. Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na Sé do Porto em 1387.
O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé .
À esquerda da capela-mor, existe um magnífico altar de prata, construido na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses. Este altar foi salvo das tropas francesas, durante as invasões (em 1809) por meio de uma parede de gesso construida apressadamente.
Ainda nesta área é especialmente notável a existência da imagem medieval de Nossa Senhora de Vandoma, (padroeira da cidade).
Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni, conduz aos pisos superiores, onde se destacam os painéis de azulejos que exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.
Se quiser ficar a conhecer melhor este monumento nacional clique nas ligações acima e aprecie os vídeos que se seguem. Olhe que valem bem a pena! E agora um outro vídeo sobre o mesmo assunto.
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