Vilarinho Seco (Boticas) é uma aldeia com história. Fica situada no sopé da serra de Alturas do Barroso, e é uma das mais bem conservadas aldeias barrosãs.
As casas da aldeia (como pode ver nas fotos e no vídeo abaixo) têm uma traça tradicional em pedra granítica e a população dedica-se, fundamentalmente, à agricultura e pastorícia.
Não faltam os espigueiros em granito e algumas habitações ainda conservam os telhados de colmo, típicos de outros tempos.
Percorra sem pressas os caminhos labirínticos da povoação e visite o principal largo da aldeia onde pode apreciar o tanque público, o Cruzeiro e a Capela de São Paio. Por cima da principal rua da aldeia passa um arco, que é uma passagem superior que liga as habitações às cortes do gado. Além disso, a aldeia ainda hoje utiliza o forno comunitário (o Forno do Povo) para cozer o pão.
Não deixe de fazer o Trilho da Rota dos Moinhos (Moinho do Porto) porque os moinhos tradicionais são outra característica desta localidade. Não deixe de visitar também a vasta albufeira do Alto Rabagão, que é especialmente apetecível nos dias mais quentes.
Outros pontos de interesse que não deve perder em Vilarinho Seco são: a Fonte de Mergulho de Vilarinho Seco, o Relógio de Sol e Passadiço da Casa dos Medeiros, a Casa do Ferrador e o Miradouro da Pena da Franga.
Aqui fica esta proposta de passeio ou de umas mini férias. Entretanto, vá-se deliciando com os vídeos abaixo. Não perca a oportunidade!