sábado, maio 06, 2017

Costurando a Esperança

Costurando a Esperança é um vídeo que lhe narra a história de Campbell um menino de 12 anos.
Num Natal, tinha Campbell nove anos , disse à mãe que queria comprar presentes para dar a crianças doentes em hospitais. A mãe respondeu-lhe que não o poderia fazer porque não tinha dinheiro para os comprar. Então, ele decidiu fazê-los. Para isso, resolveu aprender a costurar para fazer os ursinhos de peluche.
Hoje, com 12 anos, Campbell costura ursinhos e outros bichinhos de peluche, para dar a crianças doentes em hospitais.
Ora veja!

sexta-feira, maio 05, 2017

Look up

Aprecie o vídeo abaixo, de Gary Turk, chamado Look up (legendado em português do Brasil).
Este vídeo foi realizado com base nas palavras de um poema Inglês.
Fala-nos sobre a interação das pessoas do mundo de hoje, após a chegada das redes sociais. Mostra, também, como estamos a deixar de viver alguns aspectos bons da vida, fora destas redes sociais.
Ora veja!
Não perca esta oportunidade.
Vale bem a pena!

quinta-feira, maio 04, 2017

As Vaquitas

 As vaquitas (Phocoena sinus) são cetáceos da família Phocoenidae, que se encontram nas águas do norte do golfo da Califórnia.
São uma espécie rara de golfinho, também conhecida como marsuíno-do-golfo-da-califórnia, toninha-do-golfo, boto-do-pacífico e cochito.
A vaquita está em vias de extinção. O número estimado de indivíduos caiu abaixo de 100 em 2014 e, de acordo com a organização avaaz, o número estimado em 2017 é de aproximadamente 30, colocando-a em perigo iminente de extinção.
A Vaquita tem uma forma semelhante à toninha clássica. Distingue-se desta pelos anéis escuros em torno dos olhos, as manchas nos lábios e pela linha que se estende a partir das barbatanas dorsais até à boca.
As fêmeas - podem atingir um comprimento de 1,40 m - são um pouco maiores que os machos que podem atinger os 1,34 m. Acredita-se que estes cetáceos vivam cerca de 20 anos, em condições ideais.
As vaquitas são mamíferos aquáticos lindos e tímidos que se parecem com golfinhos, clique aqui e aqui, se quiser ajudar a sua salvação.

quarta-feira, maio 03, 2017

O Conflito no Tibete

Veja a apresentação (em baixo), sobre O Conflito no Tibete, elaborada por alunos do 12º B.
Fique a conhecer mais um dos conflitos regionais que abalam o nosso mundo.
Ora veja!
Vale bem a pena.
Não desperdice esta oportunidade.

terça-feira, maio 02, 2017

O Drosophyllum lusitanicum ou Pinheiro Orvalhado

O Drosophyllum lusitanicum é uma planta carnívora muito especial. Porquê? Por muitos motivos!
Em primeiro lugar porque é muitas vezes referido como a "Planta Carnívora Portuguesa".
Em segundo lugar o Drosophyllum lusitanicum é uma planta popular entre colecionadores, uma vez que é o único representante de seu género, Drosophyllum, tendo passado a constituir ele mesmo uma família, a das Drosophyllaceae.
Por último, esta planta também é significativamente diferente das outras na medida em que as plantas carnívoras habitam climas mais secos.
O Drosophyllum lusitanicum encontra-se, unicamente, em Portugal, sudoeste da Espanha e norte de Marrocos. Em Portugal encontra-se em toda a zona litoral ocidental. Em Espanha encontra-se nas províncias de Ciudad Real, Cádiz, Málaga, Cáceres, Badajoz e Ceuta.
O Drosophyllum lusitanicum é vulgarmente conhecido como pinheiro-baboso ou pinheiro-orvalhado e é considerado um dos belos exemplos de fractais encontrados na natureza.

segunda-feira, maio 01, 2017

Maio Maduro Maio




Hoje, Dia do Trabalhador, proponho-lhe que oiça o tema de José Afonso, Maio Maduro Maio, na voz de Teresa Salgueiro do grupo Madredeus (Live from Brussels Concert, em 1994).
Maio maduro Maio, quem te pintou 
Quem te quebrou o encanto, nunca te amou 

Raiava o sol já no Sul, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru 
E uma falua vinha lá de Istambul

Sempre depois da sesta chamando as flores 
Era o dia da festa Maio de amores 
Era o dia de cantar, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru 
E uma falua andava ao longe a varar

Maio com meu amigo quem dera já 
Sempre no mês do trigo se cantará 
Qu'importa a fúria do mar, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru 
Que a voz não te esmoreça vamos lutar

Numa rua comprida El-rei pastor 
Vende o soro da vida que mata a dor 
Anda ver, Maio nasceu, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru 
Que a voz não te esmoreça a turba rompeu

domingo, abril 30, 2017

A Ameixoeira





Aprecie a apresentação que se segue, sobre a Ameixoeira, em Lisboa, de acordo com a perspetiva de um grupo de alunos do 11º ano.
A Ameixoeira é uma área de grande complexidade, devido à sua heterogeneidade  no que se refere aos aspetos físicos, sociais, políticos e económicos.
 A Ameixoeira localiza-se imediatamente a norte do Lumiar. Os limites da Ameixoeira definem-se pelo novo troço do eixo N-S a nascente, a estrutura edificada a sul-poente e pela escarpa natural que define o núcleo histórico a norte-poente.
 As unidades morfológicas mais contrastantes da Ameixoeira são: o núcleo histórico, as áreas industriais desqualificadas e as urbanizações recentes desenvolvidas em altura.
Rua Direita - Ameixoeira
Veja agora a apresentação e fique a conhecer mais alguns aspetos da cidade de Lisboa.