Muitos de nós tendem a pensar que há mais coisas que nos dividem do que aquelas que nos unem. Momondo a Jornada do ADN é um viagem que abre as nossas mentes e nos faz refletir sobre este assunto.
O DNA revela-nos de onde viemos e, permite-nos verificar que a maioria de nós tem muito mais em comum com pessoas de outros países, do que provavelmente tería pensado. O vídeo que proponho que veja hoje, serve para celebrar a diversidade colorida do mundo, e, para percebermos que há mais coisas que nos unem do que aquelas que nos dividem.
Não se esqueça que um mundo aberto, começa com uma mente aberta.
Ora veja! Vale mesmo a pena.
Jeddah é uma cidade localizada no litoral, no Mar Vermelho, que abriga o maior porto da Arábia Saudita. Com cerca de quatro milhões de habitantes, é o maior centro urbano da costa do país e a segunda maior cidade (a primeira é a capital, Riade).
Esta cidade é considerada a capital comercial do país e a mais rica do Médio Oriente e da Ásia Ocidental.
Em Jeddah está a construir-se aquele que virá a ser o maior edifício do mundo, a Torre do Reino, com mais de mil metros de altura. Em 2014 a área histórica da cidade, com as suas edificações, em especial o monumento conhecido como a Porta para Meca, passou a constar da lista do Património Mundial da UNESCO.
É de salientar que "a cidade, se tem vindo a construir há centenas de anos, e transformou-se numa das mais importantes rotas comerciais do Oceano Índico e a porta de entrada dos peregrinos muçulmanos, que chegam por mar, rumo a Meca".
Jeddah possui um conjunto arquitetónico multicultural singular, como pode ver na apresentação e nos vídeos abaixo, erguido ao longo dos séculos, devido, não só, á sua importância comercial, mas também á passagem dos peregrinos".
Veja agora a apresentação.
Agora o primeiro vídeo que mostra a vida nas ruas de Jeddah.
E agora um tour, com uma outra perspectiva desta cidade.
Aprecie um vídeo musical muito interessante, que mostra a interacção dos Bosquímanos, povo que habita o sul de Angola e parte da Namíbia, com o cantor Charlie Simpson.
OsBosquímanossão considerados dos povos melhor adaptados à sobrevivência devido às condições extremamente áridas e inóspitas do deserto do Kalaari, onde habitam.
Este povo com uma característica forma de falar, com estalidos da língua, é atualmente, no mundo, a etnia em maior risco de extinção. Este povo foi e está a ser particularmente perseguido e dizimado, nos últimos anos de guerra, na zona central da África..
Charlie Simpson (1985) é um cantor inglês que foi o membro mais novo do grupo Busted e atualmente é vocalista e guitarrista do grupo Fightstar.
Aprecie agora um segundo vídeo onde o cantor Charlie Simpson fala acerca da sua viagem à Namíbia e do contacto que teve com os Bosquímanos para a gravação do vídeo anterior.