O Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal é o livro de receitas mais antigo de Portugal, cujo manuscrito pertence à Biblioteca Nacional de Nápoles.
A infanta D. Maria de Portugal (1538-1577) nasceu no Paço da Ribeira, em Lisboa e faleceu em Parma. Também conhecida por Maria de Guimarães, foi infanta de Portugal e duquesa consorte de Parma e Placência, pelo seu casamento com Alexandre Farnese, ele sim, duque de Parma e Placência.
Sinopse:
O "Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal" é o mais antigo manuscrito de cozinha em português até agora conhecido. Filha do infante D. Duarte e neta do rei D. Manuel II, a Infanta D. Maria de Portugal (1538 – 1577) casou com Alexandre Farnese, Duque de Parma e Piacenza em 1565. Ao deixar Portugal, a Infanta D. Maria terá levado consigo uma série de pertences, no qual se incluía um manuscrito de cozinha com 73 folhas, encadernado em carneira. O livro de cozinha reúne 67 receitas que se expandem ao longo de quatro cadernos: "Caderno dos Manjares da Carne", "Caderno dos Manjares de Leite", "Caderno dos Manjares de Ovos" e "Caderno das Cousas de Conservas", mas inclui também receitas de foro medicinal e outras.