sábado, março 21, 2015

Árvores são poemas que a terra escreve...



"Árvores são poemas que a terra escreve
para o céu.
Nós as derrubamos e as transformamos
em papel para registar todo o nosso
vazio".
Kahlil Gibran

sexta-feira, março 20, 2015

“Sou pastor”

Aprecie um excelente Poema à maneira de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa), escrito pela aluna Melissa Haro, do 12ºB.
Com este poema, elaborado no âmbito da disciplina de Português, a aluna ganhou o 2º prémio a nível nacional no Concurso “Faça lá um Poema
Assinalando a Semana da Leitura, o Dia da Escola e o Dia Mundial da Poesia, que se comemora no dia 21 de março, aqui lhe deixo o "Sou Pastor".

Sou pastor.
Pasto rebanhos infinitos
Enquanto percorro vales, montes e campos.
Convivo com as árvores e os arbustos e as flores.
Admiro os céus azuis,
As nuvens pairando
E o vento soprando
Entre os vales
Provocando um eterno e ressoante brado da Natureza.

Ouço as leves brisas e as aves livres cantando.
Preciso de as ouvir…
Cheiro aquele aroma a terra molhada e ainda o perfume do alecrim
Preciso de o cheirar...
Sinto o orvalho pela manhã nas folhas.
Preciso de o sentir...
Vejo aquele pôr-do-sol incidir suavemente nos campos.
Preciso de o ver...

Só quero viver disto.
Dos momentos em que contemplo e contato com a Natureza,
Dos momentos em que farejo e escuto a Natureza.

Quero apenas o imediato e o sensível.
Por isso, fito tranquilamente este rio fluir.
Conheço vagamente a sua nascente,
Mas não tenho afogo em conhecer a sua foz.
Quando for tempo disso aceitarei tranquilamente o meu fado.
Melissa Haro, nº12, 12ºB - Poema à maneira de Alberto Caeiro

quinta-feira, março 19, 2015

Poema à maneira de Fernando Pessoa Ortónimo

No âmbito da disciplina de Português e assinalando a Semana da Leitura e do Dia Mundial da Poesia, que se comemora no dia 21 de março, aprecie um excelente poema à maneira de Fernando Pessoa Ortónimo, escrito pela aluna Catarina Almeida do 12º ano.

Vejo o mundo como me vejo
E no entanto de mim nada sei,
E por isso os outros invejo
Pois não sei o que sou, nem o que serei

É um abismo sem fim,
Este em que me encontro,
Na procura de mim
Encontro qualquer outro.

Se no que fui errei,
O que sou é nada,
E no futuro nada serei,
Acaba assim a minha jornada.
Catarina Almeida, nº4, 12ºA - Poema à maneira de Fernando Pessoa Ortónimo

quarta-feira, março 18, 2015

O Conflito no País Basco

O conflito basco é um conflito armado entre a Espanha, a França e o Movimento de Libertação Nacional Basco. Este movimento éconstituído por um grupo social e político de organizações bascas que buscam a independência da Espanha e da França. O movimento é construído em torno da organização armada ETA, considerada por alguns como uma organização terrorista, porque desde 1959 lança uma campanha de ataques contra a administração espanhola.
O conflito ocorre principalmente em solo espanhol, embora em menor grau também esteja presente em França.
O conflito no País Basco foi o mais longo conflito violento existente na Europa Ocidental, por isso foi algumas vezes referido como "a mais longa guerra na Europa".
Embora o debate sobre a independência do País Basco tenha começado no século XIX, as atividades armadas só começaram quando a ETA foi criada.
Em 20 de outubro de 2011, a ETA anunciou um "cessar definitivo de sua atividade armada".  O premeiro ministro espanhol da altura, José Luis Zapatero, descreveu a decisão como "uma vitória para a democracia, a lei e a razão".
O Conflito no País Basco foi o tema escolhido por um grupo de alunos do 12º B, para o seu trabalho do 2º período. Sugiro que o veja. Vale a pena!

terça-feira, março 17, 2015

Uma Lisboa Quase Desconhecida

Proponho-lhe hoje que descubra "Uma Lisboa Quase Desconhecida", através da excelente apresentação que se segue.
Muitos monumentos lisboetas têm interiores absolutamente magníficos. Acontece que muitos deles não se encontram abertos ao público.
Grande parte dos palácios e palacetes são agora embaixadas ou propriedade do estado, e até mesmo muitas das igrejas monumentais abrem apenas para serviços religiosos. Fique a conhecer alguns destes belos espaços, já que muito poucos de nós, têm esse privilégio.
Passeie-se pelo Palácio da Ega (Palácio do Pátio do Saldanha ou Palácio dos Condes da Ega), pelo Palácio Burnay (ou Palácio dos Patriarcas), pelo Palácio Foz, pelo Palácio das Necessidades, pelo Palácio Ribeiro da Cunha, pela Quinta dos Azulejos, pela Capela de Santo Amaro, pelas Igrejas das Mercês, do Convento da Encarnação e de S. Miguel. Ora veja! Vale bem a pena!

segunda-feira, março 16, 2015

Pole Dance

Oiça a cantora brasileira Ana Carolina em "Pole Dance".
Ana Carolina é considerada uma das artistas mais completas e populares do Brasil.
Esta cantora e compositora conta já 14 anos de carreira e inúmeros sucessos musicais. "Pole Dance" é um deles e faz parte do seu último CD "#AC".
Ora veja!

domingo, março 15, 2015

Um Oásis na Europa

"Um Oásis na Europa" é um documentário (em duas partes) produzido por Jorge Fialho em 2009. Este documentário, com 30 minutos de duração, dá-nos a conhecer o Geopark Naturtejo através das suas gentes. É um retrato do quotidiano de quem vive em comunhão com a natureza.
Um geoparque (ou Geopark) é "um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local". Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura."
O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, é o primeiro geoparque português, integrado desde 2006 nas Redes Europeia e Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO.
Neste território de 4616 km2, que abrange os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Nisa, Oleiros e Vila Velha de Ródão, são prioridades a geoconservação, a educação e o geoturismo, todos alicerçados num património geológico de referência.
Para ficar a conhecer este Geopark que é um verdadeiro oásis na Europa,  basta clicar aqui para ver a parte I e aqui, para ver a parte II.