Silva House ou Sat Burzam Ghor |
A cidade de Margão é a segunda maior cidade do estado de Goa, na Índia. Encontrando-se nas margens do Rio Sal, Margão é também uma das mais antigas cidades de Goa. É a cidade mais agitada do estado, constituindo a sede do distrito de Goa Sul. É ainda sede do concelho de Salsete.
Margão é também uma das cidades com maior índice de crescimento em Goa, incluindo diversos subúrbios, tais como Aquém, Fatorda, Gogol, Borda, Comba, Navelim e Davorlim.
Margão é famosa por ser a capital cultural de Goa e pelas enormes mansões em estilo indo-português ou colonial que povoam a sua paisagem. Os portugueses estenderam o seu domínio a esta região durante o século XVII, quando a Velha Goa ia decaindo.
O passado colonial português é evidente em edifícios como a Igreja barroca do Espírito Santo, de 1675, com o seu interior ornamentado e o órgão de tubos. A Silva House, também conhecida como Sat Burzam Ghor (Casa com Sete Frontões), é uma grande mansão de 1700, com 3 das suas 7 empenas originais. O Jardim Municipal de Margão inclui o Edifício Municipal colonial e a biblioteca.
É na região de Salsete que existe um maior número de residências sobradadas, propriedade das elites de Goa e que se encontram em bom estado de conservação. Estando normalmente acessíveis, sem muro, à face da rua, ou, por vezes, surgindo com um pequeno muro a separar a casa da via pública.
A zona que rodeia a igreja principal da cidade é envolvida por duas ruas com diversos exemplos de casas e mansões portuguesas grandiosas e bem conservadas.
Rodeando a praça fronteira à Igreja do Espírito Santo as casas coloniais envolvem aquele espaço de forma harmoniosa.
Igreja do Espírito Santo - Margão |
Relativamente ao património gastronómico destaca-se o caril de Margão, para além das demais iguarias tradicionais da culinária de Goa.