sábado, julho 18, 2015

Música Antiga

1- Esta pauta musical é considerada a mais antiga do mundo – tem 3.400 anos.
Esta melodia foi gravada neste bloco de pedra e descoberta onde hoje é o território sul da Síria. É uma melodia pensada para ser tocada com lira, um instrumento de corda dedilhada primitivo.




2- Este é o mais antigo instrumento musical – tem cerca de 40.000 anos.
Esta flauta, feita de um osso de abutre, já tem uns 40.000 anos, e é a prova fiel de que a música sempre fêz parte da nossa cultura desde o inicio dos tempos. Esta descoberta foi feita na Alemanha.

sexta-feira, julho 17, 2015

100 Anos de Estilo em Segundos

100 Anos de Estilo em 100 Segundos,  é um vídeo fabuloso, realizado por Jake Lunt, que lhe proponho que veja!
Delicie-se com este excelente vídeo que mostra 100 anos de estilos de moda e de dança!
A moda e a dança em conjunto dão sempre um belo resultado!
Neste incrível anúncio produzido para a inauguração de um centro comercial (Westfield Stratford City) na zona leste de Londres, Reino Unido, os dançarinos apresentam um século de diferentes estilos de moda e dança em apenas 100 fascinantes segundos.
Confira, já! Não perca esta oportunidade! 

quinta-feira, julho 16, 2015

Imagens de Cabo Verde

Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular formado por dez ilhas  e localizado na região central do Oceano Atlântico.
Cabo Verde situa-se a cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental, tem uma área total de pouco mais de 4.000 km2 e é um arquipélago de origem vulcânica. As ilhas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m.
Das 10 ilhas, 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, estão divididas em dois grupos: Ao norte, as ilhas de Barlavento: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista e os ilhéus desabitados Branco e Raso, o ilhéu dos Pássaros, Rabo de Junco, Sal Rei e do Baluarte. Ao sul, as ilhas de Sotavento: Maio, Santiago, Fogo, Brava e ainda  os ilhéus de Santa Maria, Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luís Carneiro, Sapado e Areia.
As maiores ilhas são a de Santiago, onde se situa a cidade da Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão.
A cidade da Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.
Os exploradores portugueses descobriram e colonizaram estas ilhas desabitadas no século XV (mais propriamente em 1460). Foi o primeiro assentamento europeu nos trópicos. Idealmente localizado para o comércio de escravos no Atlântico, o arquipélago prosperou e muitas vezes chegou a atrair corsários e piratas, entre eles Sir Francis Drake, na década de 1580. As ilhas também foram visitados pela expedição de Charles Darwin em 1832.
No momento da sua independência de Portugal, em 5 de julho 1975 (fez recentemente 40 anos), os cabo-verdianos emigraram para todo o mundo, de tal forma que a população no século XX com mais de meio milhão de pessoas nas ilhas é igualada pela diáspora cabo-verdiana na Europa, na América e na África.
A economia cabo-verdiana assenta principalmente no crescente turismo e em investimentos estrangeiros. Este país e os turistas que o visitam, beneficiam do clima quente o ano todo, da paisagem diversificada e da riqueza cultural, especialmente na música.
A 5 de julho de 1975, proclamou-se a independência do país, considerado na altura por muitos como um país inviável, devido às suas próprias fragilidades, havendo vozes políticas em Portugal, que eram contra a independência do arquipélago, afirmando que Cabo Verde deveria usufruir de autonomia administrativa tal como os outros arquipélagos portugueses (Açores e Madeira).
Em 1991, o país conheceu uma viragem na vida política nacional, tendo realizado as primeiras eleições multipartidárias e instituindo uma democracia parlamentar, tendo demonstrado sabiamente, que é um país viável
Proponho-lhe agora que veja dois pequenos vídeos sobre este jovem país: "Cabo - Verde- o país da Morabeza em Imagens" e outro sobre as "Praias de Cabo-Verde". Aí está o primeiro. Não perca!
E agora o segundo sobre as Praias de Cabo Verde

quarta-feira, julho 15, 2015

A Culpa É Das Estrelas

"A Culpa É Das Estrelas" é um livro do escritor americano John Green.
John Green utiliza nos seus livros uma linguagem fácil, leve, rápida e com muito humor. Os personagens são inteligentes, nada perfeitos e típicos adolescentes em crise. As histórias de John Green tratam dos problemas e dúvidas dos adolescentes: um novo amor, amizade, crises existenciais, doenças, liberdade, mudanças, homossexualidade, preconceito, etc, etc.
É basicamente com esta fórmula que John Green se tornou um best-seller e o principal nome da chamada literatura jovem.
O maior exemplo disso é o "A Culpa é das Estrelas", obra lançada em 2012, que conquistou o topo das principais listas de ficção do mundo - e que tem repetido o sucesso nos cinemas de todo o mundo.
Sinopse:
Hazel Grace e Augustus Waters, ambos adolescentes com cancro, conhecem-se numa reunião do Grupo de Apoio. A grande ideia do autor aqui é a forma como os dois lidam com a doença e todas as adversidades da vida: tentando não perder o humor, reconhecendo as conquistas que são meros frutos do "privilégio do cancro", descobrindo a sexualidade e o amor, preocupando-se com os pais após a sua partida. E é por esta narrativa sincera e triste, na primeira pessoa, que é quase impossível não amar estes protagonistas. 
E agora se quiser, pode ver o filme completo baseado nesta obra, no vídeo abaixo.

terça-feira, julho 14, 2015

Um Globo Muito Antigo

Este globo terrestre é considerado como um dos mais antigos do mundo.
Tem cerca de 510 anos.

Esta peça foi fabricada em Itália com um ovo de avestruz.
A sua superfície está decorada com detalhes meticulosamente gravados.

O mais curioso sobre este objeto é que a pessoa que o encontrou não fazia ideia de como era exclusivo e exótico. Acabou por vendê-lo ao actual dono numa feira de mapas, realizada em Londres, no ano de 2012.


O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra.
Com o seu formato esférico  representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.
O primeiro globo terrestre, chamado Globo Terrestre de Nürnberg, foi fabricado durante os anos 1490-1492 pelo cartógrafo alemão Martin Behaim.

segunda-feira, julho 13, 2015

O Bolinho ou Pastel de Bacalhau

Os bolinhos ou pastéis de bacalhau são uma especialidade da gastronomia portuguesa, sendo também muito populares em Angola e no Brasil.
No centro e sul de Portugal são conhecidos por pastéis de bacalhau.

Estes bolinhos ou pasteis de bacalhau  são fritos e feitos duma massa homogénea de bacalhau desfiado, batatas e ovos. Além de funcionarem como entrada, podem transformar-se em prato, acompanhando com arroz de tomate ou com uma salada de feijão frade, temperada com azeite e vinagre.

Alguns gastrónomos sugerem que a primeira receita oficial do bolinho de bacalhau data de 1904, tendo surgido num livro chamado "Tratado de Cozinha e Copa", de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudónimo Carlos Bento da Maia. A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato.

Deixo-lhe aqui uma das muitas receitas desta especialidade da gastronomia portuguesa:

Ingredientes:
300 g bacalhau
300 g batatas para cozer
4 ovos
1 dl azeite
1 cebola picada
1 ramo salsa
sal e pimenta q. b.
q.b. óleo

Modo de Preparação:
  1. Coza as batatas inteiras e com pele depois de muito bem lavadas, de 30 a 35 minutos. Coza o bacalhau noutro tacho durante 10 minutos. Retire as peles e espinhas ao bacalhau e desfie-o esfregando dentro de um saco limpo de pano. Depois das batatas cozidas escorra-as e pele-as. Ponha-as num tacho em lume muito brando para secarem um pouco. Depois esmague-as reduzindo-as a puré.
  2. Entretanto refogue a cebola em azeite. Misture-a com as batatas e o bacalhau desfiado até ficar uma massa homogénea. Depois acrescente a salsa e os ovos batidos amassando mais um pouco.
  3. Com o auxilio de 2 colheres embebidas em azeite molde os pastéis, fritando, poucos de cada vez, . em óleo abundante e muito quente. Escorra-os em papel absorvente e sirva-os decorados com um raminho de salsa.
Este é um prato indispensável em datas festivas e apreciado como petisco em bares, restaurantes e festas um pouco por toda parte.

Se gosta de um bom pastelinho de bacalhau, não perca também esta outra receita.
Espreite:

domingo, julho 12, 2015

S. Tomé e Princípe: Um País de Sonho

São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. Não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.
As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470. Foram descobertas pelos navegadores portugueses João de Santarém, Pedro Escobar e Edigel Campos. Foi, então, uma colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 12 de julho de 1975. Faz hoje 40 anos.
É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Aprecie a beleza deste pequeno país através do vídeo abaixo, que é uma reportagem da STPtv: São Tomé e Príncipe, o destino de sonho