O melhor do mundo são as crianças.
Hoje, Dia da Criança, não poderia deixar de assinalar, aqui esse facto. Veja como o Luiz Antonio (no vídeo abaixo), uma criança brasileira, quase nos consegue convencer a sermos vegetarianos.
O Dia Mundial da Criança é oficialmente comemorado a 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração, varia de país para país. Em Portugal, o dia das crianças é festejado a 1 de Junho. A razão tem a ver com o facto de, no mês de Maio, se homenagear Maria, mãe de Jesus.
sábado, junho 01, 2013
sexta-feira, maio 31, 2013
Safari Fotográfico
Venha daí fazer um safari fotográfico pelo Quénia. O vídeo de hoje mostra ÁFRICA EM TODO O SEU ESPLENDOR. É LINDO MESMO!
A natureza selvagem e quase em estado puro, as paisagens de tirar o fôlego, os lagos do vale do rift e as gentes simples e afáveis, fazem de África no geral, e do Quénia em particular, um lugar inesquecível. Quénia, oficialmente República do Quénia, é um país da África Oriental. Está limitado a norte pelo Sudão do Sul e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda. A capital do país e, a cidade mais populosa, é Nairóbi. O país situa-se na linha do Equador e tem uma área que abrange 581.309 km². A população é de cerca de 44,1 milhões de habitantes, de acordo com estimativas de 2013. O nome do país surgiu do Monte Quénia, o seu ponto geográfico mais elevado e a segunda montanha mais alta da África.
A natureza selvagem e quase em estado puro, as paisagens de tirar o fôlego, os lagos do vale do rift e as gentes simples e afáveis, fazem de África no geral, e do Quénia em particular, um lugar inesquecível. Quénia, oficialmente República do Quénia, é um país da África Oriental. Está limitado a norte pelo Sudão do Sul e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda. A capital do país e, a cidade mais populosa, é Nairóbi. O país situa-se na linha do Equador e tem uma área que abrange 581.309 km². A população é de cerca de 44,1 milhões de habitantes, de acordo com estimativas de 2013. O nome do país surgiu do Monte Quénia, o seu ponto geográfico mais elevado e a segunda montanha mais alta da África.
quinta-feira, maio 30, 2013
Alma
O Observatório “ALMA”, é o maior observatório do mundo e foi inaugurado (no deserto do Atacama, norte do Chile) no dia 13 deste mês, após mais de uma década de construção. É considerado como a última maravilha da ciência, na incessante procura das nossas origens.
Este revolucionário observatório astronómico, permitirá revelar segredos do cosmos e poderá ajudar a ciência a descobrir a origem do Universo e da vida.
O grande conjunto de radiotelescópios Alma, que actua como um telescópio gigante, é o mais ambicioso projecto astronómico do mundo e foi instalado na Planície de Chajnantor, a mais de 5.000 metros de altitude, em pleno deserto do Atacama, o mais árido do mundo e com uma atmosfera semelhante à de Marte. Participaram na sua construção instituições dos Estados Unidos, do Japão e da Europa,com um investimento de mais de 600 milhões de dólares. Se quiser ficar a conhecer melhor mais esta maravilha da tecnologia e da ciência, basta ver com atenção, o vídeo que se segue.
O grande conjunto de radiotelescópios Alma, que actua como um telescópio gigante, é o mais ambicioso projecto astronómico do mundo e foi instalado na Planície de Chajnantor, a mais de 5.000 metros de altitude, em pleno deserto do Atacama, o mais árido do mundo e com uma atmosfera semelhante à de Marte. Participaram na sua construção instituições dos Estados Unidos, do Japão e da Europa,com um investimento de mais de 600 milhões de dólares. Se quiser ficar a conhecer melhor mais esta maravilha da tecnologia e da ciência, basta ver com atenção, o vídeo que se segue.
quarta-feira, maio 29, 2013
That's How We Roll
Oiça, Richie Campbell, em "That's How We Roll".
Richie Campbell (1986), é um cantor de dancehall, reggae e soul, nascido em Portugal.
Começou na banda Stepacide em 2003, e fez parte do projecto, No Joke Sound System, tendo abandonado ambos os projectos, em 2010, para se focar na sua carreira a solo. É no ano de 2010 que lança o seu primeiro álbum "My path", disponível só em forma de download e viu lançado um EP seu, na série 6 da Optimus Discos, dirigida por Henrique Amaro. Com o grande apoio da Positive Vibes, foi no ano de 2011, que se estabeleceu como o artista de Reggae, mais reconhecido da Jamaica e fez a primeira parte da tour europeia do jamaicano Anthony B. O seu trabalho é muito divulgado no meio Reggae internacional. Richie Campbell (nome artístico) trabalha e actua ao vivo com uma banda chamada "911 Band", que foi já referenciada por várias especialistas como a melhor "backing band" de Reggae de Portugal, e contém elementos que já passaram por projectos como "One Sun Tribe", "Kussundulola" etc.
Richie Campbell (1986), é um cantor de dancehall, reggae e soul, nascido em Portugal.
Começou na banda Stepacide em 2003, e fez parte do projecto, No Joke Sound System, tendo abandonado ambos os projectos, em 2010, para se focar na sua carreira a solo. É no ano de 2010 que lança o seu primeiro álbum "My path", disponível só em forma de download e viu lançado um EP seu, na série 6 da Optimus Discos, dirigida por Henrique Amaro. Com o grande apoio da Positive Vibes, foi no ano de 2011, que se estabeleceu como o artista de Reggae, mais reconhecido da Jamaica e fez a primeira parte da tour europeia do jamaicano Anthony B. O seu trabalho é muito divulgado no meio Reggae internacional. Richie Campbell (nome artístico) trabalha e actua ao vivo com uma banda chamada "911 Band", que foi já referenciada por várias especialistas como a melhor "backing band" de Reggae de Portugal, e contém elementos que já passaram por projectos como "One Sun Tribe", "Kussundulola" etc.
terça-feira, maio 28, 2013
A Amizade
"A amizade é uma linda lição de matemática.
Ensina a dividir problemas, multiplicar alegrias, diminuir lágrimas e a somar sorrisos.
É talvez a forma mais bela de amar porque é gratuita e intemporal.
Não requer promessas, nem presentes, não se desfaz com zangas e não acaba com o tempo".
Anónimo
segunda-feira, maio 27, 2013
Elogio da Dialéctica
Não aceitamos silenciamentos ou branqueamentos. Não esquecemos!
E hoje lembramos as vítimas do 27 de Maio de 1977, que tantas vidas ceifou em Angola.
Porquê?
Para quê?
Elogio da Dialéctica
A injustiça avança hoje a passo firme
Os tiranos fazem planos para dez mil anos
O poder apregoa: as coisas continuarão a ser
[como são
Nenhuma voz além da dos que mandam
E em todos os mercados proclama a exploração;
isto é apenas o começo
Mas entre os oprimidos muitos há que agora
[dizem
Aquilo que nós queremos nunca mais o
[alcançaremos
Quem ainda está vivo não diga: nunca
O que é seguro não é seguro
As coisas não continuarão a ser como são
Depois de falarem os dominantes
Falarão os dominados
Quem pois ousa dizer: nunca
De quem depende que a opressão prossiga? De
[nós
De quem depende que ela acabe? Também de
[nós
O que é esmagado que se levante!
O que está perdido, lute!
O que sabe ao que se chegou, que há aí que o
[retenha
E nunca será: ainda hoje
Porque os vencidos de hoje são os vencedores
[de amanhã!
Bertold Brecht
domingo, maio 26, 2013
No Meu Peito Não Cabem Pássaros
Hoje proponho-lhe a leitura de um texto, que faz parte do livro, de Nuno Camarneiro
"NO MEU PEITO NÃO CABEM PÁSSAROS". Espero que também gostem...
"A escola é uma casa onde nos sentamos e a professora fala para nós. Na escola as palavras da professora chegam ao mesmo tempo aos ouvidos de todos e os que estão na sala com a professora aprendem as mesmas coisas. Se eu quiser dizer ao Roberto qual é o maior rio do mundo, ele já sabe porque aprendemos juntos, de igual modo para os planetas e as montanhas e os animais da savana, por isso no recreio todos correm e fazem jogos ou ficam calados a comer pão com geleia.
Na escola aprende-se a ler mas não há livros a sério. Há um cartaz com as letras impressas e vão-se aprendendo uma a uma, depois duas a duas, depois as palavras pequenas e as maiores, tudo sem livros para ler. Já começámos a aprender algumas frases, mas a professora não nos disse de que histórias vêm.
Ontem repetimos várias vezes que “o Pedro pegou na pá do papá”, mas não nos foi dito para que queria o Pedro a pá nem se o acto foi feito à revelia do pai ou com o seu consentimento. Em resposta às minhas perguntas, a professora ameaçou-me com castigos se eu não ficasse calado e quieto. Todos os meus colegas se riram e o Rudolf disse que o Pedro pegou na pá para me dar com ela na cabeça.
Acredito que aprenderia mais com a minha mãe do que na escola, mas ela disse-me que devo fazer o que fazem os outros meninos e saber as coisas que eles sabem. Eu perguntei-lhe até quando tem de ser assim, até quando tenho de saber o que os outros sabem e porque é que os livros têm histórias de outras avós. A minha mãe diz-me que os livros são para eu saber o que quiser para dentro, que posso lê-los e conversar com eles sobre todas as coisas de que não falo com os meus colegas.
Amanhã não há escola e sinto-me aliviado. Vou procurar livros complicados onde o Pedro pegue na pá para fazer um buraco enorme e enfiar lá a professora e o Rudolf.Só os meninos sem mãe deveriam ir à escola e, em vez da professora, deveria haver livros pelas paredes para cada um aprender as suas coisas. Assim eu podia chegar ao pé do Roberto e contar-lhe do homem sozinho na ilha e ele falava-me de uma viagem até à lua numa bala de canhão. Não sei se vou conseguir ler os livros todos e gostava que alguém me contasse alguns.
O Roberto disse-me ontem que os livros não prestam, eu perguntei-lhe se tinha lido algum e ele disse-me que não porque não prestam. Na casa dele não há livros porque o pai e a mãe não sabem ler e por isso não precisam deles".
"NO MEU PEITO NÃO CABEM PÁSSAROS". Espero que também gostem...
"A escola é uma casa onde nos sentamos e a professora fala para nós. Na escola as palavras da professora chegam ao mesmo tempo aos ouvidos de todos e os que estão na sala com a professora aprendem as mesmas coisas. Se eu quiser dizer ao Roberto qual é o maior rio do mundo, ele já sabe porque aprendemos juntos, de igual modo para os planetas e as montanhas e os animais da savana, por isso no recreio todos correm e fazem jogos ou ficam calados a comer pão com geleia.
Na escola aprende-se a ler mas não há livros a sério. Há um cartaz com as letras impressas e vão-se aprendendo uma a uma, depois duas a duas, depois as palavras pequenas e as maiores, tudo sem livros para ler. Já começámos a aprender algumas frases, mas a professora não nos disse de que histórias vêm.
Ontem repetimos várias vezes que “o Pedro pegou na pá do papá”, mas não nos foi dito para que queria o Pedro a pá nem se o acto foi feito à revelia do pai ou com o seu consentimento. Em resposta às minhas perguntas, a professora ameaçou-me com castigos se eu não ficasse calado e quieto. Todos os meus colegas se riram e o Rudolf disse que o Pedro pegou na pá para me dar com ela na cabeça.
Acredito que aprenderia mais com a minha mãe do que na escola, mas ela disse-me que devo fazer o que fazem os outros meninos e saber as coisas que eles sabem. Eu perguntei-lhe até quando tem de ser assim, até quando tenho de saber o que os outros sabem e porque é que os livros têm histórias de outras avós. A minha mãe diz-me que os livros são para eu saber o que quiser para dentro, que posso lê-los e conversar com eles sobre todas as coisas de que não falo com os meus colegas.
Amanhã não há escola e sinto-me aliviado. Vou procurar livros complicados onde o Pedro pegue na pá para fazer um buraco enorme e enfiar lá a professora e o Rudolf.Só os meninos sem mãe deveriam ir à escola e, em vez da professora, deveria haver livros pelas paredes para cada um aprender as suas coisas. Assim eu podia chegar ao pé do Roberto e contar-lhe do homem sozinho na ilha e ele falava-me de uma viagem até à lua numa bala de canhão. Não sei se vou conseguir ler os livros todos e gostava que alguém me contasse alguns.
O Roberto disse-me ontem que os livros não prestam, eu perguntei-lhe se tinha lido algum e ele disse-me que não porque não prestam. Na casa dele não há livros porque o pai e a mãe não sabem ler e por isso não precisam deles".
Nuno Camarneiro - "NO MEU PEITO NÃO CABEM PÁSSAROS"
Subscrever:
Mensagens (Atom)