Os Pasteis de Arroz, típicos da
Ilha Graciosa (Açores), são dos mais tradicionais da época natalícia, frequentemente vistos nas mesas de famílias açorianas na altura da consoada.
O grande segredo desta
delícia é o seu recheio, preparado no dia anterior ao da confecção dos pastéis. Leva amêndoas e tem o formato de meia-lua.
Ingredientes para fazer a massa:
1 chávena de farinha;
1 colher (chá) completa de manteiga;
1 colher (chá) completa de açúcar;
2 gemas;
açúcar em pó para polvilhar os pastéis;
água q.b.
Ingredientes para fazer o recheio:
1 chávena de arroz;
1 pitada de sal;
500g de açúcar;
60g de amêndoas;
8 gemas;
água q.b.
Preparação do Recheio
(O recheio deve ser feito um dia antes!)
Coloque o arroz em água a ferver, com um pouco de sal, e deixe cozer bem. Em seguida, escorra o arroz e reduza-o a puré. Leve o açúcar ao lume com 300 ml de água até atingir o chamado "ponto de pérola", que é quando a calda fica espessa e corre em fio, criando uma gota suspensa na extremidade, similar a uma pérola.
Deixe a calda esfriar um pouco e misture com o puré de arroz, levando mais uma vez ao lume para que engrosse. Ao engrossar, retire e adicione as amêndoas e as gemas, voltando ao fogo para cozer as gemas. Assim que estiver cozido, repouse e espere ao dia seguinte para fazer a massa.
Como Fazer a Massa
Para começar a fazer a massa, peneire a farinha e faça uma cova no meio, adicionando a manteiga, o açúcar e as gemas. Logo depois, misture tudo e amasse com um pouco de água. Desenvolva a massa, coloque um pano por cima e deixe descansar. Passado alguns minutos, estenda a massa de forma a ficar bem fina, recheie os pastéis e corte-os em formato de meia-lua.
Por fim, é só colocar os pastéis em um tabuleiro untado, polvilhar com açúcar em pó e deixar cozer sem que fiquem dourados. Quando estiverem cozidos, é só retirar os pastéis com muito cuidado do tabuleiro.