Proponho-lhe hoje que oiça Satchita (Playing For Change). Esta lindíssima canção é apresentada por músicos e cantores de várias partes do mundo em vários locais do nosso planeta. Da Índia à Espanha, da Jamaica a Cabo Verde, dos E.U.A. a Cuba, com ponto de encontro no Brasil, ficamos a conhecer cantores e músicos como a Sandra de Sá, o Martinho da Cuíca, o Pretinho da Serrinha, o Reinaldo Popó e o Ilo Ferreira, entre outros.
Podemos apreciar a beleza da união entre a música e a dança. Satchita mostra-nos também que, apesar da diversidade cultural existente no mundo, e das fronteiras que nos separam, podemos estar juntos, superando as diferenças que nos distinguem e combatendo os preconceitos que, por vezes, nos afastam.
sábado, janeiro 05, 2013
sexta-feira, janeiro 04, 2013
O Baical
O lago Baical é um lago localizado no sul da Sibéria (Rússia). Tem 636 km de comprimento e 80 km de largura. É considerado o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade.
O Lago Baical resulta de um rifte onde a crosta terrestre se está a separar. A superfície do Lago Baical é de 31 500 km². É um lago tão grande que se imaginássemos todos os rios da terra a desaguarem no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher. Alguns sítios ultrapassam os 1600 m de profundidade, sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta. Desaguam neste lago cerca de 300 rios. É um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia. Mais de 60% dos animais são endémicos: por exemplo, das 52 espécies de peixes, 27 são endémicas. A antiguidade e o isolamento deste lago produziu uma das faunas de água doce mais ricas e incomuns no mundo.
A linha de caminho de ferro do Lago Baical, referida na belíssima apresentação que lhe proponho hoje, é um ramo da Transiberiana com 40 túneis e 307 km, e foi concluída em 1904. Enquanto estava a ser construída, uma grande expedição hidrogeográfica chefiada por Fedor Kiríllovitx Drizhenko desenhou o primeiro atlas detalhado do lago Baical.
quinta-feira, janeiro 03, 2013
Poema de Sete Faces
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do -bigode,
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
Carlos Drummond de Andrade - De Alguma poesia (1930)
quarta-feira, janeiro 02, 2013
En Chantant
Oiça Michel Sardou, em "En Chantant".
Michel Sardou (1947) é um autor, compositor e intérprete francês. Michel, aventurou-se, também, como actor de cinema e de teatro. É considerado desde os anos 70 como um dos mais populares e controversos cantores franceses, pela abordagem e pelos temas sensíveis que introduz nas suas músicas, como os direitos das mulheres nos países muçulmanos, o colonialismo, etc. Em 40 anos de carreira editou 21 álbuns e 300 canções.
Michel Sardou (1947) é um autor, compositor e intérprete francês. Michel, aventurou-se, também, como actor de cinema e de teatro. É considerado desde os anos 70 como um dos mais populares e controversos cantores franceses, pela abordagem e pelos temas sensíveis que introduz nas suas músicas, como os direitos das mulheres nos países muçulmanos, o colonialismo, etc. Em 40 anos de carreira editou 21 álbuns e 300 canções.
terça-feira, janeiro 01, 2013
Estrelas do Circo
Que as festas de Ano Novo nos tragam esperança, saúde, prosperidade e Paz, são os meus votos sinceros. Para começarmos o ano de 2013 com alegria aqui lhe deixo as Estrelas do Circo de Pequim.
segunda-feira, dezembro 31, 2012
O Show da Virada de 2011
Com votos de um Ano Novo cheio de alegria, saúde, optimismo e paz, aqui fica o Show da Virada. Este foi o show de final de ano oferecido, pela TV Globo, aos espectadores brasileiros, em 2011, e conhecido como o Show Da Virada.
É um show com o melhor da música brasileira.
Não perca porque vale mesmo a pena!
Um Show de Show
Assista aqui e de graça, a um dos shows mais caros do mundo. São alguns minutos de puro entretenimento, mas que valem bem a pena!
Votos de um Ano Novo cheio de prosperidade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)