Já viram um icebergue completo?
Esta fotografia foi enviada pelo administrador de uma Plataforma Petrolífera da Global Marine Drilling, estacionada em St.Johns Newfoundland.
Eles têm que mudar o rumo dos icebergues, puxando-os com rebocadores para evitar que se choquem com as plataformas.
Neste caso particular, o mar estava calmo, a água cristalina e o sol quase directamente sobre o icebergue. Assim, um mergulhador pode tirar esta fotografia fantástica. O peso estimado deste icebergue é de 300 milhões de toneladas.
Coisas como esta, fazem-nos perceber porque uma fotografia vale mais do que mil palavras ...
Não tanto pela imponência do icebergue, mas principalmente pela sua beleza.
Esta fotografia é simplesmente impressionante !
Veja agora Esta apresentação.
sábado, março 27, 2010
sexta-feira, março 26, 2010
A Chechénia
A Chechénia é o nome que se dá à região do Cáucaso onde está localizada a República da Chechénia, uma das repúblicas da Federação da Rússia. Faz fronteira a noroeste com a república de Stavropol Krai, a nordeste e leste com a república do Daguestão, a sul com a Geórgia, e a oeste com as repúblicas da Inguchétia e da Ossétia do Norte-Alânia. Está localizada nas montanhas do norte do Cáucaso (portanto o relevo é muito acidentado), entre os mares Cáspio e Negro. O clima desta região é predominantemente temperado seco, com baixas temperaturas no inverno e nas áreas de elevadas altitudes. Para o governo russo, esta república é estratégica, principalmente devido à passagem de oleodutos e gasodutos. Parte significativa do petróleo que a Rússia exporta para a Europa vem do Mar Cáspio e passa por esta região.É também uma importante região estratégica devido à rede hidográfica, às vias de comunicação e transporte e às importantes jazidas de gás natural e de petróleo.
A Chechénia situa-se no Cáucaso e é habitada principalmente por muçulmanos. Integra a Rússia apenas desde a época dos czares. Há décadas que luta pela sua independência.
Depois do fim da União Soviética, um grupo de líderes chechenos declarou a independência deste território como República Chechena da Ichkéria. Até hoje, a sua independência não foi reconhecida por nenhum país. Entretanto, esta declaração tem causado conflitos armados entre diversos grupos rivais chechenos e o exército da Rússia. Entre 1994 e 2003, o número de mortos era de cerca de 150 mil. Os separatistas fazem ataques frequentes às tropas russas. Numa das acções mais ousadas, os rebeldes tomaram um teatro em Moscovo, em 2002. Aí morreram 41 separatistas e 129 civis, a maioria por causa do gás tóxico utilizado pelas forças russas.
Para a Rússia, manter a Chechénia é fundamental, porque caso os separatistas vençam, a existência da Rússia enquanto país está ameaçada. É que os vários povos dominados por estes e que se encontram na mesma situação, poderiam exigir a independência, levando a Rússia mais uma vez à fragmentação.
Veja agora mais uma apresentação, elaborada pelos alunos do 12º C, sobre este complexo conflito regional.
A Chechénia situa-se no Cáucaso e é habitada principalmente por muçulmanos. Integra a Rússia apenas desde a época dos czares. Há décadas que luta pela sua independência.
Depois do fim da União Soviética, um grupo de líderes chechenos declarou a independência deste território como República Chechena da Ichkéria. Até hoje, a sua independência não foi reconhecida por nenhum país. Entretanto, esta declaração tem causado conflitos armados entre diversos grupos rivais chechenos e o exército da Rússia. Entre 1994 e 2003, o número de mortos era de cerca de 150 mil. Os separatistas fazem ataques frequentes às tropas russas. Numa das acções mais ousadas, os rebeldes tomaram um teatro em Moscovo, em 2002. Aí morreram 41 separatistas e 129 civis, a maioria por causa do gás tóxico utilizado pelas forças russas.
Para a Rússia, manter a Chechénia é fundamental, porque caso os separatistas vençam, a existência da Rússia enquanto país está ameaçada. É que os vários povos dominados por estes e que se encontram na mesma situação, poderiam exigir a independência, levando a Rússia mais uma vez à fragmentação.
Veja agora mais uma apresentação, elaborada pelos alunos do 12º C, sobre este complexo conflito regional.
quinta-feira, março 25, 2010
A Indisciplina Nas Escolas
Segundo Fernando Savater, o aumento da violência nas escolas reflecte a crise de autoridade familiar (aqui ficam algumas ideias resultantes de um encontro realizado em Espanha).
Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência defenderam que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores.
Os participantes no encontro 'Família e Escola: um espaço de convivência', dedicado a analisar a importância da família como agente educativo, consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas.
'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando Savater.
'As famílias não são o que eram antes e hoje o único meio com que muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa', sublinhou.
Para Savater, os pais continuam 'a não querer assumir qualquer autoridade', preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos 'seja alegre' e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores.
No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador, 'são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que tentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os', acusa..
'O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a harmonia no seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar', sublinha.
Há professores que são 'vítimas nas mãos dos alunos'.
Savater acusa igualmente as famílias de pensarem que 'ao pagar uma escola' deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para a situação de muitos professores que estão 'psicologicamente esgotados' e que se transformam 'em autênticas vítimas nas mãos dos alunos'.
A liberdade, afirma, 'exige uma componente de disciplina' que obriga a que os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das famílias e da sociedade.
'A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara', afirma, recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da escola e a importância que é receber uma educação, 'uma oportunidade e um privilégio'.
'Em algum momento das suas vidas, as crianças vão confrontar-se com a disciplina', frisa Fernando Savater.
Em conversa com jornalistas, o filósofo explicou que é essencial perceber que as crianças não são hoje mais violentas ou mais indisciplinadas do que antes; o problema é que 'têm menos respeito pela autoridade dos mais velhos'.
'Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de ensinamento para os passarem a ver como uma fonte de incómodo. Isso leva-os à rebeldia', afirmou.
Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que 'mais vale dar uma palmada, no momento certo' do que permitir as situações que depois se criam.
Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios e o alargamento dos deveres.
Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência defenderam que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores.
Os participantes no encontro 'Família e Escola: um espaço de convivência', dedicado a analisar a importância da família como agente educativo, consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas.
'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando Savater.
'As famílias não são o que eram antes e hoje o único meio com que muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa', sublinhou.
Para Savater, os pais continuam 'a não querer assumir qualquer autoridade', preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos 'seja alegre' e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores.
No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador, 'são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que tentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os', acusa..
'O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a harmonia no seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar', sublinha.
Há professores que são 'vítimas nas mãos dos alunos'.
Savater acusa igualmente as famílias de pensarem que 'ao pagar uma escola' deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para a situação de muitos professores que estão 'psicologicamente esgotados' e que se transformam 'em autênticas vítimas nas mãos dos alunos'.
A liberdade, afirma, 'exige uma componente de disciplina' que obriga a que os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das famílias e da sociedade.
'A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara', afirma, recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da escola e a importância que é receber uma educação, 'uma oportunidade e um privilégio'.
'Em algum momento das suas vidas, as crianças vão confrontar-se com a disciplina', frisa Fernando Savater.
Em conversa com jornalistas, o filósofo explicou que é essencial perceber que as crianças não são hoje mais violentas ou mais indisciplinadas do que antes; o problema é que 'têm menos respeito pela autoridade dos mais velhos'.
'Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de ensinamento para os passarem a ver como uma fonte de incómodo. Isso leva-os à rebeldia', afirmou.
Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que 'mais vale dar uma palmada, no momento certo' do que permitir as situações que depois se criam.
Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios e o alargamento dos deveres.
quarta-feira, março 24, 2010
Júlio Verne
Júlio Verne, (1828 - 1905) foi um escritor francês.Júlio Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de um família burguesa de Nantes. É considerado por alguns críticos literários o precursor do género de ficção científica.Os seus livros falam sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, as máquinas voadoras e a viagem à Lua.
O pai mandou-o para Paris para estudar Direito, mas, ali começou a interessar-se mais pelo teatro do que pelas leis, tendo escrito alguns libretos de operetas e pequenas histórias de viagens. É também em Paris que conhece os escritores Alexandre Dumas e Victor Hugo.
O primeiro grande sucesso de Júlio Verne foi Cinco Semanas Num Balão. Este livro rendeu-lhe fama e dinheiro. A sua produção literária continuou a partir daqui num ritmo acelerado. Quase todos os anos publicava um novo livro, que era quase sempre um grandes sucesso. Dentre eles encontram-se: Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, Da Terra à Lua, Robur - O Conquistador.
O seu último livro publicado(póstumamente) foi Paris no Século XX.
Até hoje Júlio Verne é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
O pai mandou-o para Paris para estudar Direito, mas, ali começou a interessar-se mais pelo teatro do que pelas leis, tendo escrito alguns libretos de operetas e pequenas histórias de viagens. É também em Paris que conhece os escritores Alexandre Dumas e Victor Hugo.
O primeiro grande sucesso de Júlio Verne foi Cinco Semanas Num Balão. Este livro rendeu-lhe fama e dinheiro. A sua produção literária continuou a partir daqui num ritmo acelerado. Quase todos os anos publicava um novo livro, que era quase sempre um grandes sucesso. Dentre eles encontram-se: Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra, A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, Da Terra à Lua, Robur - O Conquistador.
O seu último livro publicado(póstumamente) foi Paris no Século XX.
Até hoje Júlio Verne é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
terça-feira, março 23, 2010
O Sono das Águas
Há uma hora certa,
no meio da noite, uma hora morta,
em que a água dorme.
Todas as águas dormem:
no rio, na lagoa,
no açude, no brejão, nos olhos d’água,
nos grotões fundos
E quem ficar acordado,
na barranca, a noite inteira,
há de ouvir a cachoeira
parar a queda e o choro,
que a água foi dormir…
Águas claras, barrentas, sonolentas,
todas vão cochilar.
Dormem gotas, caudais, seivas das plantas,
fios brancos, torrentes.
O orvalho sonha
nas placas da folhagem
e adormece.
Até a água fervida,
nos copos de cabeceira dos agonizantes…
Mas nem todas dormem, nessa hora
de torpor líquido e inocente.
Muitos hão de estar vigiando,
e chorando, a noite toda,
porque a água dos olhos
nunca tem sono…
Guimarães Rosa
no meio da noite, uma hora morta,
em que a água dorme.
Todas as águas dormem:
no rio, na lagoa,
no açude, no brejão, nos olhos d’água,
nos grotões fundos
E quem ficar acordado,
na barranca, a noite inteira,
há de ouvir a cachoeira
parar a queda e o choro,
que a água foi dormir…
Águas claras, barrentas, sonolentas,
todas vão cochilar.
Dormem gotas, caudais, seivas das plantas,
fios brancos, torrentes.
O orvalho sonha
nas placas da folhagem
e adormece.
Até a água fervida,
nos copos de cabeceira dos agonizantes…
Mas nem todas dormem, nessa hora
de torpor líquido e inocente.
Muitos hão de estar vigiando,
e chorando, a noite toda,
porque a água dos olhos
nunca tem sono…
Guimarães Rosa
segunda-feira, março 22, 2010
A Água
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água.
Não se esqueça que por dia se gastam muitos litros de água: 10 litros numa descarga de autoclismo, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa (na máquina) e 50 litros numa lavagem de louça (na máquina). O esforço para poupar água é uma obrigação. Aqui ficam algumas dicas:
- De cada vez que utiliza o autoclismo deita muita água fora, desnecessariamente. Tente regulá-lo de forma a poupar água. Se não consegue baixar a bóia, pode pôr um objecto que não flutue no depósito e os gastos de água serão reduzidos.
- Verifique se o seu autoclismo perde água Ponha umas gotas de corante no depósito e, se vir água corada na sanita sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque existe uma fuga.
- O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.
- Não deixe correr a água enquanto lava os dentes ou faz a barba, pois abrir e fechar a torneira várias vezes é melhor do que deixar a correr água, sem necessidade.
- Quando se está a lavar, feche a torneira enquanto se ensaboa. Poupará muita água.
- Prefira o duche ao banho de imersão.
- Uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde 3 litros de água, o que corresponde a mais de 1000 litros de água por ano. Verifique as torneiras e repare as fugas de água.
- Só utilize a máquina de lavar louça ou roupa quando estiverem cheias ou se possuírem programas de meia-carga.
- Para poupar água, não lave a loiça com água corrente - encha o lava-loiça.
- Proceda à rega das suas plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Nessa altura, a evaporação de água causada pelo Sol é menor, pelo que poupará este recurso.
- Antes de lavar a loiça mais suja, limpe-a com papel e, se necessário, deixe-a "de molho".
- Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega.
Não se esqueça: A água é um bem essencial.
Entretanto, veja a apresentação que escolhi para hoje, sobre o que está a acontecer em alguns países ou regiões do mundo.
Não se esqueça que por dia se gastam muitos litros de água: 10 litros numa descarga de autoclismo, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa (na máquina) e 50 litros numa lavagem de louça (na máquina). O esforço para poupar água é uma obrigação. Aqui ficam algumas dicas:
- De cada vez que utiliza o autoclismo deita muita água fora, desnecessariamente. Tente regulá-lo de forma a poupar água. Se não consegue baixar a bóia, pode pôr um objecto que não flutue no depósito e os gastos de água serão reduzidos.
- Verifique se o seu autoclismo perde água Ponha umas gotas de corante no depósito e, se vir água corada na sanita sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque existe uma fuga.
- O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.
- Não deixe correr a água enquanto lava os dentes ou faz a barba, pois abrir e fechar a torneira várias vezes é melhor do que deixar a correr água, sem necessidade.
- Quando se está a lavar, feche a torneira enquanto se ensaboa. Poupará muita água.
- Prefira o duche ao banho de imersão.
- Uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde 3 litros de água, o que corresponde a mais de 1000 litros de água por ano. Verifique as torneiras e repare as fugas de água.
- Só utilize a máquina de lavar louça ou roupa quando estiverem cheias ou se possuírem programas de meia-carga.
- Para poupar água, não lave a loiça com água corrente - encha o lava-loiça.
- Proceda à rega das suas plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Nessa altura, a evaporação de água causada pelo Sol é menor, pelo que poupará este recurso.
- Antes de lavar a loiça mais suja, limpe-a com papel e, se necessário, deixe-a "de molho".
- Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega.
Não se esqueça: A água é um bem essencial.
Entretanto, veja a apresentação que escolhi para hoje, sobre o que está a acontecer em alguns países ou regiões do mundo.
domingo, março 21, 2010
ANUNCIAÇÃO
A Primavera começa no Dia Mundial da Poesia e no Dia Mundial da Árvore (ou da Floresta).
Anunciação
Surdo murmúrio do rio,
a deslizar, pausado, na planura.
Mensageiro moroso
dum recado comprido,
di-lo sem pressa ao alarmado ouvido
dos salgueirais:
a neve derreteu
nos píncaros da serra;
o gado berra
dentro dos currais,
a lembrar aos zagais
o fim do cativeiro;
anda no ar um perfumado cheiro
a terra revolvida;
o vento emudeceu;
o sol desceu;
a primavera vai chegar, florida.
Miguel Torga
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