Aqui
Onde celtas, suevos, lusitanos, visigodos e romanos viveram
Aqui
Onde Viriato, o "dux" mais amado dos lusitanos, lutou
Aqui
Onde D. Afonso Henriques e D. Duarte nasceram
Aqui
Portugal é um dos cinco países mais pacíficos do mundo, como pode ver clicando aqui.
Para nós não é novidade. Mas, sabe bem a confirmação do "Índice Global de Paz de 2016", elaborado anualmente pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), organização de pesquisa global sem fins lucrativos sediada em Sydney, Austrália.
Assista, em baixo, a um concerto único. É um Concerto com 6 Órgãos que se realizou na Basílica de Mafra.
A Basílica de Mafra é o único local do mundo, onde se podem ouvir 6 órgãos a tocar em simultâneo.
Quem ainda não viu ao vivo, pode ver aqui e fazer uma ideia do que é. Quem já viu, suponho que gostará de recordar.
Mais comentários, para quê? Considero-o uma maravilha. Penso que vai gostar.
Concebido inicialmente como um pequeno convento para 13 frades, o projecto para o Real Convento de Mafra foi sofrendo sucessivos alargamentos, acabando num imenso edifício de cerca de 40.000 m2, com todas as dependências e pertences necessários à vida quotidiana de 300 frades da Ordem de S. Francisco.
Ocupado pelas tropas francesas e depois inglesas na época das Guerras Peninsulares, o Convento foi incorporado na Fazenda Nacional quando da extinção das ordens religiosas em Portugal, a 30 de Maio de 1834 e, desde 1841 até aos nossos dias, foi sucessivamente habitado por diversos regimentos militares, sendo desde 1890 sede da Escola Prática de Infantaria
De destacar como espaços conventuais mais significativos o Campo Santo e a Enfermaria para além da Sala Elíptica ou do Capítulo, a Sala dos Actos Literários (Exames), a Escadaria e o Refeitório, estes últimos hoje pertencentes à Escola das Armas e visitáveis sob marcação.
A Basílica ocupa a parte central do edifício, ladeada pelas torres sineiras.
Foi feita segundo o desenho de João Frederico Ludovici ourives de origem alemã que, após a sua longa permanência em Itália, a concebeu ao estilo barroco italiano. Tem a forma de cruz latina com o comprimento total 58,5 m e 43 m de largura máxima no cruzeiro, sendo toda em pedra da região de Sintra, Pêro Pinheiro e Mafra.
O zimbório, com 65 m de altura e 13 m de diâmetro, foi a primeira cúpula construída em Portugal.
Na capela-mor encontra-se uma tela de Francesco Trevisani representando A Virgem, o Menino e S. António, a quem a Basílica é dedicada.
Os retábulos das duas capelas no cruzeiro, Sagrada Família (lado sul) e Santíssimo Sacramento (lado norte), bem como da capela lateral sul, Nossa Senhora da Conceição, e das seis capelas colaterais são da autoria de Alessandro Giusti da Escola de Escultura de Mafra e seus discípulos.
De destacar ainda a escultura italiana de encomenda real, a mais significativa colecção de escultura barroca existente fora de Itália e o conjunto único de seis órgãos históricos encomendados por D. João VI aos organeiros Machado Cerveira e Peres Fontanes, em substituição dos primitivos que estavam degradados.
"Immigration - Clever Presentation" ou seja "Imigração: Uma Apresentação Inteligente" de Roy Beck, explica porque é que a imigração do Terceiro Mundo não faz sentido. Roy H. Beck é um ex-jornalista e analista de política pública que tem servido como diretor executivo da NumbersUSA desde 1997. Beck foi jornalista por três décadas antes de fundar a NumbersUSA. Mas, é também um orador frequente, sobre questões de população, de trabalho e de imigração tendo ganho prémios durante os anos 1970 devido à sua cobertura acerca de temas sobre a expansão urbana.
E agora do mesmo autor pode ver clicando aqui "Immigration, World Poverty and Gumballs".
1) A Uvarovite - pedra preciosa muito rara e cara.
A Uvarovite é um mineral do grupo das granadas, formado de cálcio e de crómio. Dentre o grupo das granadas é a variedade mais rara.
Surge sob a forma de pequenos cristais de cor verde (verde-esmeralda), associados à cromite e à serpentina. É muito brilhante e atraente. A Uvarite foi descoberta em 1832 por Germain Henri Hess. No entanto, o seu nome provém do colecionador de minerais amador e estadista russo, o Conde Sergei Semenovitch Uvarov (1765-1855).
Esta pedra preciosa encontra-se, principalmente, nos Montes Urais (Rússia), na Finlândia e também na Turquia.
O Bailinho da Madeira, ou só Bailinho (ver letra em baixo), é a dança típica mais conhecida da ilha da Madeira.
Surgiu há cerca de um século quando começaram a aparecer os primeiros grupos folclóricos. Os homens estão vestidos de branco com uma faixa vermelha (ou branca) na cintura e as mulheres de saia riscada, blusa branca e colete vermelho, usando ambos a carapuça – barrete tradicional, de forma cónica.
Eu venho de lá tão longe
Venho sempre á beira mar
Eu venho de lá tão longe
Venho sempre á beira mar
Trago aqui umas couvinhas
Trago aqui umas couvinhas
Pra manhã o meu jantar
Pra manhã o meu jantar
Deixa passar esta linda brincadeira
Que a gente vamos bailar Prá gentinha da madeira
Deixa passar esta linda brincadeira
Que a gente vamos bailar
Pra gentinha da madeira
A madeira é um jardim
A madeira é um jardim
No mundo não há igual
No mundo não há igual
Seus encantos não têm fim.
Seus encantos não têm fim
É filha de Portugal
É filha de Portugal.
Deixa passar esta linda brincadeira
Que a gente vamos bailar
Pra gentinha da madeira
Deixa passar esta linda brincadeira
Que a gente vamos bailar
Á gentinha da madeira.
Deixa passar
Agora assista ao Bailinho da Madeira (e não só) através da atuação do conhecido Rancho Folclórico da Camacha.