sábado, outubro 26, 2024

O Jogo Da Amarelinha

 O Jogo Da Amarelinha é um livro (romance) do escritor argentino Julio Cortázar.
O livro mais famoso de Julio Cortázar foi publicado em 1963, e  é considerado um dos títulos mais importantes e inovadores da língua espanhola e da literatura latino-americana e um marco da literatura do século vinte.

Sinopse:
Tão radical quanto inclassificável, a obra-prima de Julio Cortázar mudou para sempre a história da literatura.
O livro narra o amor entre um intelectual argentino no exílio, Horacio Oliveira, e uma misteriosa uruguaia, Maga.
O protagonista é um boémio, escritor argentino radicado em Paris, desanimado com o fim de seu relacionamento com Maga. No início do romance, Oliveira é mostrado como uma alma perdida. Ele vagueia ao acaso pelas ruas e pontes de Paris, procurando em vão a visão de Maga, torturado pela lembrança dela.

Críticas:
Roberto Bolaño: "Estamos diante de um romancista realmente criador, o único da América Latina de hoje que se pode ombrear com o nosso Guimarães Rosa." 
Haroldo de Campos: "Nenhum outro escritor deu ao jogo a mesma dignidade literária. A obra do autor argentino abriu portas inéditas."
Mario Vargas Llosa: "O O jogo da amarelinha é uma construção literária e, a uma só vez, um projeto paradoxal de destruição da literatura. Uma obra em constante gestação, um texto que se vai tecendo à medida que se lê."
Davi Arrigucci Jr: "As grandes obras são as que, passados os anos, continuam sendo inclassificáveis. E penso que O jogo da amarelinha ainda é um romance inclassificável. Talvez só agora estejamos prontos para ler, de verdade, Cortázar."

sexta-feira, outubro 25, 2024

A Casa Menezes Bragança

A Casa Menezes Bragança ou Palácio de Chandor, em Goa, é uma casa senhorial Indo-Portuguesa da segunda metade do século XVIII.

O grande palácio resulta da junção de duas casas de dois primos, os Bragança Pereira e os Meneses Bragança. O edifício daí resultante alcança uma grandeza sem paralelo na arquitetura goesa. Com uma entrada principal e uma escadaria abrindo-se em dois lances, a Casa Meneses Bragança apresenta uma galeria que, embora sem precedentes no que respeita à sua extensão, terá sido comum nos palácios da grande nobreza portuguesa radicada em Goa.

No seu conjunto o Palácio Chandor divide-se em duas casas; respectivamente, a ala nascente, correspondendo à Casa Bragança Pereira, e a ala poente, correspondendo, hoje, à Casa Meneses Bragança. A longa fachada é marcada ao centro por um núcleo de entrada que dá acesso ás duas casas. Rematado por frontão triangular e dois fogaréus este corpo central salienta-se da fachada conferindo uma clara unidade ao conjunto.

Um jardim limitado por um muro de alvenaria corre ao longo da fachada principal acentuando um efeito de unidade ao edifício.

O interior da Casa Meneses Bragança mantém-se com poucas alterações, possuindo ainda a casa uma excepcional colecção de mobiliário que se distribui por salas, salões, biblioteca e quartos, o que lhe confere um valor de museu.

Liteira

O Palácio de Chandor, localiza-se no largo da Igreja de Nossa Senhora de Belém e constitui elemento emblemático do núcleo urbano fundamental da povoação de Chandor. Este espaço de forma irregular, marcado ao centro pela presença de um monumental cruzeiro, é definido a sul pelo palácio e a poente pela Igreja de Nossa Senhora de Belém.  

quinta-feira, outubro 24, 2024

Adeus Goa, Adeus Lisboa

Adeus Goa, Adeus Lisboa é um livro (1986) do coronel de cavalaria e professor Joaquim Ribeiro Simões.

Esta obra que abarca as regiões de Goa e Lisboa, que o autor também  descreve, da qual deixo aqui um pequeno excerto, que transcrevo a seguir.

"Para a qual ajuntou então ua assaz grossa e fermosa armada em que haveria duzentas e vinte cinco velas, de que sós as oitenta e três eram de alto bordo entre naos e galeões e caravelas , e as mais eram galés e bargantins e fustas, em que se afirmava que iriam dez mil homens (limpos, e trinta mil de chusma e do serviço de mareação e escravaria cristã)."

Fernão Mendes Pinto, Peregrinação (Armada de Garcia de Noronha, de socorro à fortaleza de Diu)

quarta-feira, outubro 23, 2024

terça-feira, outubro 22, 2024

Cortina rasgada

Cortina Rasgada é um filme (1966) realizado por Alfred Hitchcock com Paul Newman e Julie Andrews.

Sinopse:
Um cientista americano (Paul Newman) vai para Copenhagen a fim de participar num congresso internacional de física e leva a sua noiva/assistente (Julie Andrews). Lá ela intercepta uma mensagem destinada ao noivo e descobre que ele quer desertar para Berlim Oriental.
O cientista americano Michael Amstrong pretende contudo fingir desertar para Berlim Oriental numa missão clandestina para obter uma fórmula e então regressar aos EUA. Mas a situação complica-se quando a sua noiva e assistente, Sarah Sherman, descobre estes planos e decide segui-lo.

segunda-feira, outubro 21, 2024

O Arco do Rosário

O Arco do Rosário, (freguesia de Santa Maria Maior), parte do Largo do Terreiro do Trigo e conduz-nos à Rua da Judiaria. 

Fez parte integrante da antiga Cerca Moura e foi depois reaproveitado para ser uma das 34 portas da Cerca Fernandina (ou Cerca Nova ou de D. Fernando), construída entre 1373 e 1375. 

Antes foi a Porta da Judiaria e passou a Arco do Rosário porventura devido a uma capelinha onde se venerava Nª Srª do Rosário, localizada no cimo do arco, mas que entretanto desapareceu.

Constitui com as Portas do Mar e o Arco de Jesus um conjunto curioso de acessos a Alfama.

domingo, outubro 20, 2024

O Espião Que Saiu do Frio


"O Espião Que Saiu do Frio" (1965) é um filme baseado na obra do escritor britânico John Le Carré - pseudónimo de David Cornwell, realizado por Martin Ritt e que conta no elenco com Richard Burton, Claire Bloom, Oskar Werner.

A ação do filme decorre no período da Guerra Fria e do Muro de Berlim.


Sinopse:
O espião britânico (agente do MI-16 - serviço de espionagem britânico) Alec Leamas (Richard Burton) é enviado para a Alemanha Oriental (Berlim) para atuar como agente duplo. Manipulado por ambos os lados, fica com a confiança abalada e começa a desconfiar dos companheiros de trabalho.





Agora o trailer do filme.