![]() |
Robert Doisneau |
sábado, março 22, 2025
O Beijo do Hotel de Ville
sexta-feira, março 21, 2025
Poema das árvores
![]() |
Árvore Vermelha - Piet Mondrian |
As árvores crescem sós. E a sós florescem.
se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.
e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.
e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,
e os frutos dão sementes,
e as sementes preparam novas árvores.
Sem verem, sem ouvirem, sem falarem.
Sós.
De dia e de noite.
Sempre sós.
Contactam-se, penetram-se, trespassam-se,
fazem amor e ódio, e vão à vida
como se nada fosse.
![]() |
A Árvore Cinzenta, 1911 - Piet Mondrian |
Solitárias, as árvores,
exauram terra e sol silenciosamente.
Não pensam, não suspiram, não se queixam.
Estendem os braços como se implorassem;
com o vento soltam ais como se suspirassem;
e gemem, mas a queixa não é sua.
Nas planícies, nos montes, nas florestas,
A crescer e a florir sem consciência.
e entretanto, dar flores.
quinta-feira, março 20, 2025
Holi: O Festival das Cores
O Holi, realiza-se entre fevereiro e março, este ano ocorreu a 14/3, celebrando entre outros aspetos a chegada da Primavera.
Neste dia, as pessoas atiram pós e tintas das mais diversas cores umas às outras, celebrando também com muita bebida, comida e música. Esta brincadeira começa quando as crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos. Entretanto, as pessoas saem à rua e encontram-se com os seus amigos e familiares, aproveitando para lançar flores, água e tinta ou pó de várias cores entre si — pó este conhecido como "Gulal".
Cada cor tem um determinado significado. Assim, o vermelho está associado à fertilidade e à felicidade, o azul representa a tranquilidade e a proteção divina, o amarelo representa a harmonia entre as pessoas, o verde representa a harmonia e a natureza e pode ser usado para espantar o mau olhado, o rosa é a cor dos relacionamentos afetivos e é usada para expressar sentimentos de amor e carinho, a cor roxa representa a espiritualidade, a paz e a sabedoria e está relacionada com Durga, adorada na cultura hindu como a deusa-mãe.
O Festival das Cores, é um popular festival de Primavera observado na Índia, Suriname, Guiana, Trindade, Reino Unido, Ilhas Fiji e no Nepal. Em Bengala Ocidental da Índia e do Bangladesh, é conhecido como Dolyatra (Doljatra) ou Boshonto Utsav (Festa da Primavera).
O Holi celebra dois mitos da religião hindu. O primeiro, que explica a origem dos pós coloridos, está relacionado com o amor sagrado e incondicional entre as divindades Radha e Krishna. Segundo a tradição hindu, um demónio amaldiçoou Krishna fazendo com que a sua pele ficasse eternamente azulada. O deus temeu que a esposa, Radha, deixaria de amá-lo por causa disso. Krishna revelou esta preocupação à sua mãe, que sugeriu que ele pintasse o rosto da amada da cor que quisesse. Essa brincadeira acabou por se tornar tradição e deu origem ao Holi.
O segundo mito está relacionado com o simbolismo do Holi: uma comemoração da vitória do bem, representado pelo deus Vishnu, sobre o mal, representado pelo Rei Hiranyakashyap.
O rei tinha proibido o seu filho Prahlad de cultuar Vishnu e ordenou que ele e a irmã Holika, que era imune ao fogo, se sentassem sobre uma pira. Prahlad sobreviveu pois pediu ajuda ao deus Vishnu, enquanto a sua irmã sucumbiu.
quarta-feira, março 19, 2025
Pai
Hoje é Dia do Pai, por isso, sugiro-lhe que ouça o cantor brasileiro Fábio Jr em Pai.
terça-feira, março 18, 2025
Perfil de uma Professora de Sucesso Segundo Paulo Freire
![]() |
Caricatura de Paulo Freire por Wiliam Medeiros |
Para refletir aqui lhe deixo dois vídeos. Um sobre o perfil de uma professora de sucesso de acordo com o pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire. O Outro vídeo é um documentário sobre o próprio Paulo Freire.
segunda-feira, março 17, 2025
Canção
o Porto com o seu mar
entrando pelo Douro dentro.
de flores e ferro forjado,
de onde se veem jardins
à espera de namorados.
que sobem do coração,
o Porto com sua pronúncia
de quatro pedras na mão.
domingo, março 16, 2025
Novelas do Minho
Novelas do Minho é uma obra do escritor português Camilo Castelo Branco. As Novelas do Minho tiveram apenas uma edição em vida do autor. O 1º volume, Gracejos que Matam, publicou-se em final de 1875. No ano seguinte foi a vez dos 2º ao 7º volumes, respectivamente, O Comendador, O Cego de Landim, A Morgada de Romariz, O Filho Natural e a primeira parte de Maria Moisés. No ano seguinte publicou-se a continuação de Maria Moisés (8º volume), O Degredado (9º) e a mais conhecida das novelas, A Viúva do Enforcado (volumes 10 a 12).
Entre 1875 e 1877 Camilo Castelo Branco deu à estampa os oito títulos de As Novelas do Minho: Gracejos Que Matam, O Comendador, O Cego de Landim, A Morgada de Romariz, O Filho Natural, Maria Moisés, O Degredado e A Viúva do Enforcado.
Mais do que um retrato minhoto é a descrição do Portugal contemporâneo de Camilo, num registo realista, satírico e crítico, onde o bucolismo idílico cede o lugar à dura realidade.