sábado, janeiro 23, 2016

Peace Wanted Just To Be Free

Oiça Luciano Pavarotti & Stevie Wonder em "Peace Wanted Just To Be Free".
Sweet woman child needn't cry anymore
Now we all know what you've long known before
Sad that it took all one's lifetime to see
Peace wanted just to be free

Strong man shall open your armor of fear
Your dreams of love is what brought this day here
Evil is lost and hate has decease, joy is of what we feast
For life can now live in world peace

dormi piccino la guerra e finita
l'acqua ed il vento saranno con te
e poi cresci piccino nell' Africa unita
dormi che noi siamo qui
dormi noi siamo con te
ritorneranno le danze e i colori
contiueranno per sempre con te
ritroveremo profumi e i sapori
piccolo amore
per ogni stella che cade nel cielo
un nuovo amore fiorisce laggiu
bimbi che corrono e giocano i pace
e che non piangono piu
e che non piangono piu

Sweet woman child needn't cry anymore
Now we all know what you've long known before
Sad that it took a world's lifetime to see
Peace wanted just to be free, peace wanted just to be free

Soldiers have put down their weapons of war
Never to touch them again
All through the love you can hear people say
Where fighting has come to an end

dormi piccino dell' Africa nuova
armi e i soldati non urlano piu
sogna la notte di luci stellate
dormi noi siamo con te
dormi che noi siamo qui
dormi noi siamo con te

sexta-feira, janeiro 22, 2016

O Nagorno-Karabakh,

O Nagorno-Karabakh ou Alto Karabakh, é uma região cercada de terra na Transcaucásia (sul do Cáucaso), situada entre o Karabakh (ou Baixo Karabakh) e a província de Siunique (Zangezur), ao longo das montanhas do chamado Pequeno Cáucaso.
A região, com uma área de 8.223 Km2  é, na sua maior parte, montanhosa e coberta por florestas.
A região faz parte, "de jure", do Azerbaijão, porém é governada pela República do Nagorno-Karabakh, que não tem reconhecimento internacional.
O conflito de Nagorno-Karabakh refere-se aos confrontos militares em curso entre azeris e arménios dentro da área de Nagorno-Karabakh. O conflito evoluiu a partir da Guerra de Nagorno-Karabakh de 1988-1994, mas a tensão continua na região, apesar de um cessar-fogo oficial.
Desde o fim da Guerra do Nagorno-Karabakh, em 1994, que representantes dos governos da Arménia e do Azerbaijão têm mantido negociações de paz, mediadas pelo Grupo de Minsk, acerca do estatuto, em disputa, desta região.

quinta-feira, janeiro 21, 2016

Pare, Escute, Olhe

Proponho-lhe que veja o documentário "Pare, Escute, Olhe"(2009).
Sinopse:
"Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença cortou o rumo do desenvolvimento e acentuou as assimetrias regionais entre o litoral e o interior de Portugal. Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. 
Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa. 
"Pare, Escute, Olhe" é uma viagem pelo Portugal profundo e esquecido".
Este documentário de Jorge Pelicano, foi distinguido em Itália, na 59.ª edição do Trento Film Festival, com o Prémio Cittá di Bolzano, para o Melhor Filme de Exploração e Aventura.
O documentário, foi escolhido de entre os 27 filmes de vários países que estavam a concurso.
"Pare, Escute, Olhe",  mostra o que acontece ao povo quando o sistema político é mais influenciado pelos interesses privados do que os interesses de uma comunidade. É um grande exemplo de cinema interventivo que nos deixa a pensar.

quarta-feira, janeiro 20, 2016

A Planta Mosaico

A Planta Mosaico (Ludwigia sedioides) - é uma planta herbácia, aquática, flutuante e característica dos trópicos.
Encontra-se na Amazónia tem a forma de mosaico e dá graciosas flores amarelas com 5 cm de diâmetro, que produzem pequenos frutos com muitas sementes.



A Planta Mosaico atinge um tamanho que vai de 10 a 50 cm, ou mais e floresce de junho a agosto. .
Endémica do Brasil e da Venezuela, o seu habitat inclui sítios húmidos e inundáveis.

terça-feira, janeiro 19, 2016

Penhascos na ilha Iturup





2 - Penhascos na ilha Iturup, Rússia







Iturup é uma ilha russa no arquipélago das ilhas Curilhas. Tem uma área de 3139 km². Pertence ao grupo das Curilhas meridionais. O Japão mantém com a Rússia uma disputa pela soberania desta ilha.
A noroeste fica a ilha Urup, separada pelo estreito de Vries, e a sudoeste a ilha Kunashir, separada pelo estreito de Ekaterina.

segunda-feira, janeiro 18, 2016

O Palácio de Valflores

O Palácio de Valflores localiza-se na freguesia de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures, em Portugal. É um exemplar raro da arquitectura civil do século XVI.  Arquitectura renascentista de influência italiana mandada construir por Jorge de Barros, feitor de D. João III na Flandres.
Funcionou como habitação até 1870, altura em que foi adquirido pela família inglesa Reynolds que nunca lhe deu uso habitacional.
A partir dessa data o palácio começou a funcionar com armazém da exploração agrícola da quinta em que se situa, tendo começado aí a sua degradação. A partir dos anos sessenta do século XX, é sabido que os pisos inferiores foram transformados em pocilgas, estábulos, vacarias, capoeiras, etc.
O Palácio e a quinta foram classificados como imóvel de interesse público em 1982. Hoje o Palácio está ruínas.
O Palácio tem dois pisos, adaptando-se ao declive da encosta. No piso superior funciona a habitação. A entrada faz-se, a partir de uma zona vestibular, hoje desaparecida, para um salão central de grandes dimensões, entre dois torreões, que outrora possuira um revestimento de tecto de influência mudéjar hoje completamente perdido. No canto NW do palácio, encontra-se uma pequena capela privada.
O elemento que se destaca neste piso é a loggia que se abre a sul sobre o rio Tejo. Era constituída originalmente por uma colunata com dez arcos abatidos. Infelizmente encontra-se quase toda perdida devido a uma derrocada que teve lugar em 2001
O piso inferior corresponde a armazéns abobadados que replicam aproximadamente a estrutura do piso superior. A este do palácio existe a cozinha.
A Europa Nostra, principal organização europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, e o Instituto do Banco Europeu de Investimento divulgam os 14 monumentos e sítios na Europa selecionados para o programa "Os 7 mais ameaçados" 2016. Um painel internacional composto por reputados peritos selecionou estes locais ameaçados – que incluem sítios arqueológicos, edifícios públicos, residenciais e religiosos, uma ponte, um aeroporto e, até, a Lagoa de Veneza – oriundos de 14 países. Nesta primeira seleção consta o Palácio de Valflores , candidatado pelo Centro Nacional de Cultura. A lista final dos 7 sítios mais ameaçados será divulgada num evento público em Veneza a 16 de Março de 2016.
Os 14 monumentos e sítios foram selecionados tendo em conta o seu notável valor patrimonial e cultural, bem como a grave situação de risco em que se encontram. O envolvimento de vários atores públicos e privados e o empenho das comunidades locais em resgatar esses monumentos também foram considerados essenciais. Outro critério importante foi o potencial desses sítios para servir como recurso e motor do desenvolvimento sustentável da região onde estão localizados.
As nomeações para o programa "Os 7 mais ameaçados" 2016 foram submetidas por organizações da sociedade civil e entidades públicas de toda a Europa que integram a rede da Europa Nostra. A lista final dos 7 sítios mais ameaçados será selecionada pelo Conselho de Administração da Europa Nostra.
O programa "Os 7 mais ameaçados" foi lançado em janeiro de 2013 pela Europa Nostra em conjunto com o Instituto do Banco Europeu de Investimento, parceiro fundador, e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, parceiro associado. Foi inspirado num programa de sucesso gerido pelo Fundo Nacional para a Preservação Histórica sediado nos EUA.
"Os 7 mais ameaçados" não é um programa de financiamento. Pretende servir como catalizador da ação e promover o “poder do exemplo”. "Os 7 mais ameaçados" conta com o apoio do programa Europa Creativa da União Europeia, no âmbito do projecto de rede da Europa Nostra "Mainstreaming  Heritage".
Veja em seguida um vídeo que é um Projecto final de Mestrado em Arquitectura acerca do Palácio de Valflores, que foi publicado a 03/02/2015
Veja agora o estado em que se encontra o Palacio de Valflores. Hoje é um edificio em avançado estado de ruina.

domingo, janeiro 17, 2016

Ladrões de Bicicleta

"Ladrões de Bicicleta (s)" é um filme italiano de 1948 realizado por Vittorio De Sica.
O filme passa-se na Itália durante o período do pós-guerra, sendo um dos exemplos do neo-realismo italiano. O filme apresenta a situação de muitos italianos que, depois da guerra, estavam desempregados.
Foi uma das primeiras longas-metragens a vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro, que na época ainda não era uma categoria própria. É consideraado um dos 10 melhores filmes de sempre e foi um dos filmes mais premiados até então, apesar do seu elenco formado por atores não profissionais.
Sinopse: 
Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar num novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade. A desesperada busca é pretexto para uma crónica da Itália em crise no pós-guerra e, principalmente, o retrato de uma relação entre pai e filho.
O drama é capaz de transportar o espectador para a situação vivida por Ricci de maneira tão intensa que os sofrimentos por que passam os personagens são refletidos em quem assiste a este filme.
Se não conhece esta obra-prima, veja agora o trailer do filme.
E agora a cena final de "Ladrões de Bicicleta" (Ladri Di Biciclette, 1948).