sábado, dezembro 11, 2010

Uma piscina sobre o céu de Singapura

Acha que nadar aqui é um desporto arriscado? Não tire conclusões precipitadas!
Esta enorme piscina situa-se no 55º andar, do Marina Bay Sands Hotel, em Singapura. Foi construída para dar a sensação de que a água se estende até ao horizonte. Fica a aproximadamente 200 metros de altura e faz parte de um complexo que tem um comprimento de 380 metros. Este complexo, SkyParK, tem a forma de um barco e é constituído pela piscina, restaurante, bar, spa e parque botânico. A piscina liga por cima os três edifícios ou torres que constituem o hotel. Mede 150 metros (três vezes mais do que o tamanho de uma piscina olímpica) e é a maior piscina do mundo a esta altura. Tem, também, um sistema pelo qual recupera a água que cai fazendo-a voltar de novo à piscina. O complexo hoteleiro custou 6 biliões de dólares (tendo-se transformado num dos hoteis mais caros do mundo), mas, é possível desfrutar da vista do terraço de luxo deste hotel, por um preço simbólico.
O hotel tem 2650 quartos, casino, centro de convenções, teatro e um museu em forma de lótus, que proporcionam emprego a cerca de 10 000 pessoas.
O Marina Sands Hotel foi desenhado pelo arquitecto Moshe Safdie e foi aberto ao público mais tarde do que estava previsto (2009), devido à crise financeira global.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

O artigo 19

Hoje 10 de Dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e da aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas, da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM (em 10 de Dezembro de 1948).
Gostaria de relembrar aqui, hoje, o Artigo 19º:
"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão".
Gostaria também de chamar a atenção para uma das organizações não governamentais que desenvolvem um trabalho fundamental na defesa dos Direitos do Homem: A Amnistia Internacional.
A Amnistia Internacional Portugal (Grupo 19), promove a realização, entre os dias 10 e 12 de Dezembro de 2010, da IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a necessidade de promoção e defesa dos Direitos Humanos. A edição deste ano inclui uma antestreia, Hortas Di Pobreza, de Sara De Sousa Correia e uma reflexão sobre o comércio (in)justo. Durante três dias serão exibidos documentários, sobre temas distintos, realizados em diversos países, com o intuito de fornecer uma perspectiva alargada sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na actualidade.
Apareça. Participe!

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Tem o amor a arte de tornar eterno

Tem o amor a arte de tornar eterno
aquele que por amor tem de morrer
e até de morrer jovem amiúde pois os deuses amam
aquele que perece em plena juventude
e assim se fixa petrifica e permanece
Ruy Belo

quarta-feira, dezembro 08, 2010

A Imaculada Conceição

A Igreja Católica celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do ano litúrgico, Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal.
A Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada a Virgem Maria.
Em Portugal, o culto da Imaculada Conceição foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança. Sendo um dos nossos feriados nacionais, é também de extrema importância para Vila Viçosa, uma vez que é aqui que se encontra Nª. Sr.ª da Conceição.
Foi em Vila Viçosa que D. João IV, devotíssimo da Virgem da Conceição, perante a sua imagem ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, passou a ser também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa, tornou-se Padroeira de Portugal.
Depois deste momento, os reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.
A grande peregrinação anual ao santuário de Vila Viçosa celebra-se a 8 de Dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira principal de Portugal.

terça-feira, dezembro 07, 2010

Um chinesinho apaixonado

A maravilhosa inocência e ingenuidade das crianças.
Uma verdadeira ternura!
Os adultos, entretanto, conseguiram divulgar o segredo do Tan pelo mundo inteiro.
Ora veja!

segunda-feira, dezembro 06, 2010

O Romance da Raposa

"Havia três dias e três noites que a Salta-Pocinhas - raposeta matreira, fagueira, lambisqueira - corria os bosques, farejando, batendo mato, sem conseguir deitar a unha a outra caça além duns míseros gafanhotos, nem atinar com abrigo em que pudesse dormir um soninho descansado."
É desta forma sugestiva, que o escritor português Aquilino Ribeiro inicia O Romance da Raposa, um clássico juvenil. Este romance, baseado na fábula medieval Le Roman de Renart,foi escrito para um dos seus filhos. É uma história que conta a vida aventurosa de uma raposa chamada Salta-Pocinhas.
Agora que estamos próximos do Natal, nada melhor do que um livro para as crianças desfrutarem do prazer de ouvir uma história. Assim, podemos ajudá-las a questionar, a pensar e a encontrar respostas.
Entretanto, para abrir o apetite, aqui fica O Romance da Raposa (Lisica Skočibarica) em Desenho Animado - RTP -1988.

domingo, dezembro 05, 2010

Implosão

Implosão é uma técnica de demolição que utiliza explosivos para se destruir uma construção de forma rápida e controlada. É, portanto, uma explosão controlada, pois a quantidade de explosivos utilizada segue estritos procedimentos de engenharia que asseguram um carácter não catastrófico ao evento.
O processo mecânico da implosão é causado pelo uso de explosivos, em pontos calculados da estrutura, a fim de que se criem pontos fracos, que fazem com que ela comece a movimentar-se e a colapsar.
A implosão, para ser realizada, deve seguir normas rígidas de segurança a fim de garantir que o objectivo da demolição seja alcançado sem causar efeitos secundários indesejados: riscos à vida e ao património. É preciso não esquecer que, geralmente, os edifícios que têm que ser implodidos encontram-se inseridos num contexto urbano densamente povoado.
Uma implosão acaba, sempre, por atrair a curiosidade das pessoas, quer seja pelo sucesso ou pelo fracasso da operação. Por isso, seleccionei três videos sobre esta técnica de demolição. Dois mostram operações de sucesso e um mostra um fracasso de engenharia. Ora veja!
Esta é uma inacreditável implosão de uma Torre nos EUA (WTC). Absolutamente perfeita!



Agora um implosão fracassada. Esta ocorreu na China.


Em Portugal, a implosão das torres da Torralta (Tróia) em Setúbal, foi também um verdadeiro sucesso.