terça-feira, outubro 08, 2024

Civilizações e Especiarias: Goa, Damão e Diu, o Passado e o Presente

Civilizações e Especiarias: Goa, Damão e Diu, o Passado e o Presente é um livro (2003) de Óscar Gomes da Silva.

Óscar Gomes da Silva nasceu em Goa, antigo Estado Português da Índia. Decidiu, por vocação, abraçar a profissão militar tendo ingressado na então Escola do Exército. Concluiu o Curso de Infantaria e obteve a licenciatura em Ciências Militares.

“(…) A maior parte deste livro foi escrito em Goa, fruto da sua observação do actual quotidiano, da sua experiência e conhecimento do meio e do seu trabalho de pesquisa. No livro, um roteiro de natureza cultural, histórica e biográfica, o autor debruça-se, num estilo simples, elegante e objetivo, sobre a atualidade e a história, as memórias da sua infância adolescência, onde se misturam, com naturalidade, o presente e o passado.

Os dias difíceis do cativeiro - dias que se prolongaram por meses - no campo de concentração onde tinham sido internados os militares portugueses após a invasão de Goa, Damão e Diu, pelas tropas indianas impressionam pela autenticidade e concisão com que são descritos.

Sinopse:
A maior democracia do mundo embriaga-nos com o seu perene mistério e deslumbrante fantasia e, simultaneamente, nos flagela com os seus gritantes contrastes. Na Índia, a magia paira no ar que se respira. Aqui vive uma população profundamente religiosa que exercita, diariamente, a força espiritual do ser humano. O êxtase é uma constante.
Neste subcontinente imenso e matizado, os exíguos territórios de Goa, Damão e Diu, outrora parte do Estado português da Índia, exaltam o encontro de civilizações, de mistura com o odor das especiarias.
Lembrando Jerónimo Bragança,"...há que ler o poema Índia - poema heróico que foi lenda depois de ser certeza e foi certeza após ter sido lenda...", na observação do presente, na recordação do passado e com os olhos postos no futuro.

Sem comentários: