domingo, abril 13, 2025

A Capela de Santa Catarina

A Capela de Santa Catarina, primeira construção cristã na Índia, por Afonso de Albuquerque, em homenagem à reconquista de Goa aos muçulmanos, é uma capela dedicada a Catarina de Alexandria, situada em Velha Goa, pertencente ao conjunto de Igrejas e Conventos desta cidade.

Em 1510, as tropas de Afonso de Albuquerque penetraram na cidade de Goa. Foi erguida uma capela junto à porta da muralha da Goa muçulmana, por onde os portugueses invadiram. Essa capela situava-se perto do local do Hospital Real, que se erguia a norte do Convento de São Francisco próximo do Arsenal e que não sobreviveu aos nossos dias, ou seja, respectivamente entre um local de armas e o centro da vida interior e mística. Era uma modesta construção de taipa e de cobertura de palha, que seguiu aos planos deixados por Afonso de Albuquerque e executados por Diogo Fernandes. Foi reconstruída em 1550 por ordem do governador Jorge Cabral. Em 1607, a capela voltou a passar por uma grande reforma.
Durante o século XIX, esteve sob os cuidados dos Franciscanos, antes de retornar ao clero secular e à administração da Arquidiocese de Goa e Damão.
Por ocasião da exposição das relíquias de São Francisco Xavier em 1952, foi o primeiro edifício a sofrer intervenção pelo arquitecto Baltasar de Castro, funcionário da Direcção‑Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, numa grande operação de restauro e saneamento de Velha Goa.

A capela é muito singela. De construção retangular, é composta apenas por uma nave. As várias intervenções de reconstrução que teve ao longo dos anos retiraram-lhe muito do aspeto original. Porém, é prova das primeiras construções religiosas mais modestas e despojadas de ornamentação.

Sem comentários: