sábado, outubro 26, 2024

O Jogo Da Amarelinha

 O Jogo Da Amarelinha é um livro (romance) do escritor argentino Julio Cortázar.
O livro mais famoso de Julio Cortázar foi publicado em 1963, e  é considerado um dos títulos mais importantes e inovadores da língua espanhola e da literatura latino-americana e um marco da literatura do século vinte.

Sinopse:
Tão radical quanto inclassificável, a obra-prima de Julio Cortázar mudou para sempre a história da literatura.
O livro narra o amor entre um intelectual argentino no exílio, Horacio Oliveira, e uma misteriosa uruguaia, Maga.
O protagonista é um boémio, escritor argentino radicado em Paris, desanimado com o fim de seu relacionamento com Maga. No início do romance, Oliveira é mostrado como uma alma perdida. Ele vagueia ao acaso pelas ruas e pontes de Paris, procurando em vão a visão de Maga, torturado pela lembrança dela.

Críticas:
Roberto Bolaño: "Estamos diante de um romancista realmente criador, o único da América Latina de hoje que se pode ombrear com o nosso Guimarães Rosa." 
Haroldo de Campos: "Nenhum outro escritor deu ao jogo a mesma dignidade literária. A obra do autor argentino abriu portas inéditas."
Mario Vargas Llosa: "O O jogo da amarelinha é uma construção literária e, a uma só vez, um projeto paradoxal de destruição da literatura. Uma obra em constante gestação, um texto que se vai tecendo à medida que se lê."
Davi Arrigucci Jr: "As grandes obras são as que, passados os anos, continuam sendo inclassificáveis. E penso que O jogo da amarelinha ainda é um romance inclassificável. Talvez só agora estejamos prontos para ler, de verdade, Cortázar."

Sem comentários: