A Capela Sistina é o espaço onde os cardeais se reúnem para escolher um novo papa, após uma renúncia ou morte. Aí acontece uma "votação secreta" para a eleição do novo pontífice, e que acontece praticamente da mesma maneira desde o Século XIII.
É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e pela sua decoração com frescos. Foi pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Perugino e Sandro Botticelli.
A capela, erigida por Giovannino de Dolci, tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480.
O teto da Capela Sistina é constituído por um extenso fresco, concebido por Michelangelo entre 1508 e 1512. O trabalho, feito a pedido do papa Júlio II, é considerado não só um marco da pintura da Alta Renascença, mas também uma das mais famosas obras da história da arte e um dos maiores tesouros da Santa Sé.
Se quiser fazer uma visita virtual à Capela Sistina basta aceder aqui ou ver a apresentação abaixo.
Com o rato pode fazer zoom e rodar a imagem em todos os sentidos (clicando e arrastando). Os pormenores, desde o chão ao teto, são incrivelmente minuciosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário