Paulo Henry Plantier (1840 - 1908), foi um fotógrafo, ourives e gastrónomo lisboeta.
Fotógrafo amador, tinha uma postura diferente relativamente ao que se fazia então. Fazia retratos em que a cabeça enchia toda a imagem, utilizando chapas 18×24. A partir de 1887 passou a expor as suas obras na montra da ourivesaria que tinha na Rua do Ouro, em Lisboa.
Montava as fotografias em todo o tipo de cartões e expunha-as entre duas ou três rosas, conjuntamente com as joias e as peças de ouro que vendia.
O "Cozinheiro dos Cozinheiros", é uma obra bastante rara, e curiosa, enriquecida com receitas inventadas por escritores e artistas conceituados em Portugal e no estrangeiro, no início do século XX, entre outros, como: A. A. Teixeira de Vasconcelos; António Batalha Reis; Alexandre Dumas (Pai); A. J. De Sousa Almada; A. J. Xavier Cordeiro; Alfredo Sarmento; Barão de Roussado; B. Martins da Silva; Brito Aranha; Bulhão Pato; C. Mariano Froes; Cândido Figueiredo; C. de Moura Cabral; Charles Monselet; Conde de Arnoso; Conde de Monsaraz; Coquelin Cadet; Eduardo Coelho; Eduardo Vidal; Fialho de Almeida; F. Gomes de Amorim; Fragoso; Gyp; Henrique Lopes de Mendonça; Henrique de Vasconcelos; J. I. De Araújo; Jayme Vítor; João da Cãmara; M. Henriques da Silva; M. Monteiro; Maximiliano de Azevedo; M. C. Ramalho Ortigão; Rangel de Lima; Rafael Bordalo Pinheiro; Saint-Simon; Severo dos Anjos e Visconde de Benalcanfor.
Sem comentários:
Enviar um comentário