Os telhados parisienses possuem um potencial inestimável porque são muito bonitos e fotogénicos e têm seduzido, por isso, cineastas, fotógrafos, músicos e poetas. O cinza das placas de zinco, as chaminés com a aparência de pequenos potes de cerâmica ocre e, aqui e além, esculturas revestidas de ouro formam um conjunto extraordinário.
Mas os telhados de Paris não são todos cinzentos. Apenas 70% dos telhados são cinzentos: é de facto um casamento único entre o cinzento claro do zinco e o cinzento mais escuro da ardósia! Os telhados da Madeleine ou da Opera Garnier também têm uma cor muito específica de Paris, um verde-cinza claro: isto é, cobre com o seu tom avermelhado, que fica verde com o tempo.
Tudo começou em meados do século XIX, durante a transformação de Paris por Napoleão III e a obra do Barão Haussmann: alargar as ruas, dar ar fresco aos parisienses e modernizar a cidade. Os famosos edifícios de Haussmann espalharam-se pela capital francesa. Para os seus telhados, Haussmann opta por placas de zinco: um material barato, fácil de cortar e instalar. E acima de tudo, um produto totalmente novo que na época representava absoluta modernidade!
Graças à lei de ocupação do solo, que impede a construção de torres, e a lei de proteção do património francesa, os telhados são protegidos e restaurados quando é necessário, sempre dentro do mesmo modelo.
Delphine Burkli, prefeita de um bairro de Paris, deseja que os telhados daquela cidade sejam inscritos na lista do Património Mundial da Unesco. De referir que em Paris, só as margens do Sena estão inscritas na lista da Unesco. Enquanto tal não acontecer, contemplemos esta maravilha da arquitetura francesa, neste imenso museu a céu aberto chamado Paris!Os telhados de Paris tornaram-se um local obrigatório para os adeptos das esplanadas já que oferecem vistas espetaculares sobre a cidade. Estes lugares altos oferecem a possibilidade de saborear uma bebida ou uma boa refeição enquanto se desfruta de uma vista deslumbrante sobre os telhados da capital.
Ouça agora a cantora brasileira Zélia Duncan em Telhados de Paris.
Sem comentários:
Enviar um comentário