Os Huaorani, também conhecidos como Waos, são um povo indígena da região amazónica do Equador (províncias de Napo, Orellana e Pastaza), compreendem quase 4.000 habitantes e falam a língua Huaorani, além disso têm diferenças marcantes de outros grupos étnicos do Equador.
As suas terras ancestrais estão localizadas entre os rios Curaray e Napo, cerca de 80 km ao sul de El Coca. Estas terras - com aproximadamente 190 km de largura e 120 a 160 km de comprimento - estão ameaçadas pela exploração de petróleo e práticas ilegais de extração de madeira.
Nos últimos 40 anos os Huaorani passaram de uma sociedade de caçadores e recoletores para viver principalmente em acampamentos florestais permanentes. Contudo, cinco comunidades – os Tagaeri , os Huiñatare , os Oñamenane e dois grupos dos Taromenane – rejeitaram todo o contacto com o mundo exterior e continuam a mudar-se para áreas mais isoladas, no interior da floresta amazónica.
A caça fornece uma parte importante da dieta deste povo e é de importância cultural. Antes de uma festa de caça ou pesca, o xamã da comunidade costuma orar por um dia para garantir seu sucesso.
Tradicionalmente, os animais caçados limitavam-se a macacos e pássaros. A principal arma de caça é a zarabatana. Estas armas têm 3 a 4 metros de comprimento. As flechas usadas são embebidas em veneno de curare, que paralisa os músculos do animal que é atingido, de modo que não consegue respirar.
Sem comentários:
Enviar um comentário