quinta-feira, junho 30, 2016

A Propósito do Brexit


A propósito do Brexit há que esclarecer algumas dúvidas e imprecisões que se ouvem por aí.
Os termos "Inglaterra" e "Grã-Bretanha" são muitas vezes usadas como sinónimos de "Reino Unido",  o que não é inteiramente correto.
Mas, vamos lá começar pelo princípio e explicar tudo isto.  

As Ilhas Britânicas
Constituem um arquipélago formado por cerca de 5 mil ilhas. As duas maiores são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda. Nesta última ficam dois países: a Irlanda do Norte (membro do Reino Unido) e a República da Irlanda (um Estado independente).
Além das duas maiores ilhas, fazem parte deste arquipélago outras ilhas menores, como as Órcades, as Shetland, as Hébridas, a ilha de Man e as ilhas do Canal (como Jersey).

A Grã-Bretanha é uma das Ilhas Britânicas. É o nome da grande ilha onde se localizam três das quatro nações britânicas: a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, tem cerca de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste.
A Escócia, localiza-se na parte norte; a Inglaterra, no sul; e o País de Gales, a oeste.
O ponto mais setentrional da Grã-Bretanha é Dunnet Head, no nordeste da Escócia e o mais meridional, Lizard Point, na Cornualha.
A Grã-Bretanha constitui a maior parte das Ilhas Britânicas. A Escócia Ocidental é orlada pela grande cadeia de ilhas conhecida como as Hébridas e para nordeste da Escócia estão as ilhas Órcades e a ilha de Shilly que têm laços administrativos com o interior, mas a Ilha de Man, no Mar da Irlanda, e as Ilhas do Canal, entre a Grã-Bretanha e a França, são largamente autónomas e não fazem parte do Reino Unido.

A Inglaterra
É um país que tem como capital a cidade de Londres, onde se localizam o Parlamento britânico e o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II.
Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu impor-se politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado conhecido como Reino Unido (veja a seguir). No século XIX, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico tornou-se um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!

A Bretanha
Não deve confundir Bretanha com Grã-Bretanha. Este nome deriva da grande ilha onde fica a Inglaterra.  Mas, quando se menciona apenas Bretanha, estamos a referir-nos não a um território inglês, mas a uma região na França. A província da Bretanha é a maior área costeira francesa e tem como capital a cidade de Rennes. Por volta do século VI, essa região foi invadida por habitantes da atual Grã-Bretanha, os bretões, dando origem ao nome em comum.

O Reino Unido
O nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
É um Estado formado por quatro países/nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, e o chefe do governo é o primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política económica, quem manda é esse Parlamento. Mas a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte também têm assembléias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões locais.
Embora as Ilhas do Canal e a Ilha de Man não façam parte do Reino Unido, têm uma relação especial com este. As Ilhas do Canal fizeram parte do Ducado da Normandia nos séculos X e XI e ficaram sujeitas à Coroa Inglesa depois da perda da Normandia para os Franceses no século XV.
A Ilha de Man esteve sob soberania nominal da Noruega até 1266 e finalmente ficou sob a administração da Coroa Britânica em 1765.
Hoje, estes territórios têm as suas assembleias legislativas e sistemas legais próprios, e a Ilha de Man tem também o seu sistema próprio de impostos.
O Governo Britânico é responsável pelas suas relações internacionais e pela sua defesa externa.

Sem comentários: