É constituído pelas regiões de Rio de Ouro, que ocupa os dois terços meridionais (entre o cabo Blanco e o cabo Bojador), e Saguia el-Hamra, que ocupa o terço norte. Faz fronteira com Marrocos a norte, com a Argélia a nordeste e com a Mauritânia a leste e a sul.
Praticamente todo o território do Saara Ocidental é desértico. No entanto é rico em minério de ferro e tem enormes depósitos de fosfatos. A atividade agrícola é reduzida. São criados camelos, cabras e ovelhas, e é exportado peixe seco para as ilhas Canárias.O Saara Ocidental está na lista das Nações Unidas de territórios não-autónomos desde a década de 1960. O controle do território é disputado quer pelo Reino de Marrocos quer pelo movimento independentista Frente Polisário.
Em fevereiro de 1976, este movimento proclamou a República Árabe Saaráui Democrática (RASD) com um governo no exílio.
A RASD é reconhecida internacionalmente por 50 estados e mantém embaixadas em 16 deles. É membro da União Africana desde 1984, carecendo no entanto de representação na ONU. O primeiro estado que reconheceu a RASD foi Madagáscar em 1976.Se quiser ficar a conhecer melhor este território basta clicar aqui e aqui. Sugiro-lhe, também, que veja os dois vídeos que se seguem. O primeiro designa-se "Entre Fronteiras - Saara Ocidental". O segundo é o vídeo teaser do projeto "Nem paz nem guerra: três décadas de conflito no Saara Ocidental", de Giovana Moraes Suzin e Laura Daudén.

Sem comentários:
Enviar um comentário