sábado, novembro 16, 2024

Margão: Capital Cultural de Goa

Silva House ou Sat Burzam Ghor

A cidade de Margão é a segunda maior cidade do estado de Goa, na Índia. Encontrando-se nas margens do Rio Sal, Margão é também uma das mais antigas cidades de Goa. É a cidade mais agitada do estado, constituindo a sede do distrito de Goa Sul. É ainda sede do concelho de Salsete.

Margão é também uma das cidades com maior índice de crescimento em Goa, incluindo diversos subúrbios, tais como Aquém, Fatorda, Gogol, Borda, Comba, Navelim e Davorlim.

Margão é famosa por ser a capital cultural de Goa e pelas enormes mansões em estilo indo-português ou colonial que povoam a sua paisagem. Os portugueses estenderam o seu domínio a esta região durante o século XVII, quando a Velha Goa ia decaindo.

O passado colonial português é evidente em edifícios como a Igreja barroca do Espírito Santo, de 1675, com o seu interior ornamentado e o órgão de tubos. A Silva House, também conhecida como Sat Burzam Ghor (Casa com Sete Frontões), é uma grande mansão de 1700, com 3 das suas 7 empenas originais. O Jardim Municipal de Margão inclui o Edifício Municipal colonial e a biblioteca.

É na região de Salsete que existe um maior número de residências sobradadas, propriedade das elites de Goa e que se encontram em bom estado de conservação. Estando normalmente acessíveis, sem muro, à face da rua, ou, por vezes, surgindo com um pequeno muro a separar a casa da via pública.

A zona que rodeia a igreja principal da cidade é envolvida por duas ruas com diversos exemplos de casas e mansões portuguesas grandiosas e bem conservadas.

Rodeando a praça fronteira à Igreja do Espírito Santo as casas coloniais envolvem aquele espaço de forma harmoniosa.  

Segundo José Lourenço, em "The Parish Churches of Goa" a mais antiga igreja de Margão foi fundada pelos Jesuítas em 1564. Essa igreja foi destruída pelo fogo em 1571. A segunda, construída em 1971, foi também destruída oito anos depois e a terceira teve curta duração. 
Igreja do Espírito Santo - Margão
A quarta igreja foi construída um pouco mais além, em 1589. Foi consagrada em 1595, foi ampliada em 1604 e durou até 1645. A presente igreja, a quinta, foi construída em 1675.  

Relativamente ao património gastronómico destaca-se o caril de Margão, para além das demais iguarias tradicionais da culinária de Goa.

Agora um outro vídeo que lhe permite conhecer virtualmente Margão.

sexta-feira, novembro 15, 2024

Paris, outono de 73

 Paris, outono de 73
Estou no nosso bar mais uma vez
E escrevo pra dizer
Que é a mesma taça e a mesma luz
Brilhando no champanhe em vários tons azuis
No espelho em frente eu sou mais um freguês
Um homem que já foi feliz, talvez
E vejo que em seu rosto correm lágrimas de dor
Saudades, certamente, de algum grande amor

Mas ao vê-lo assim tão triste e só
Sou eu que estou chorando
Lágrimas iguais
E, a vida é assim, o tempo passa
E fica relembrando
Canções do amor demais
Sim, será mais um, mais um qualquer
Que vem de vez em quando
E olha para trás
É, existe sempre uma mulher
Pra se ficar pensando
Nem sei... nem lembro mais

quinta-feira, novembro 14, 2024

O Arco de São Bento

O Arco de São Bento foi construído em 1758 sobre a rua de São Bento, em Lisboa. O Arco de São Bento, é um dos dois arcos (o outro é o das Amoreiras) comemorativos da entrada de água em Lisboa, criados por Manuel da Maia. Estava integrado na Galeria da Esperança do Aqueduto das Águas Livres. Em 1938 foi desmontado, devido à remodelação do Palácio de São Bento. Esteve desmontado durante décadas. Depois de uma passagem pelo terreno onde esteve o convento das Francesinhas, foi transferido para o jardim do Palácio da Ajuda.

Em 1988, foi transportado em peças para a Praça de Espanha e após uma difícil investigação sobre o  plano original de construção deste arco, foi reerguido em 1998. 

quarta-feira, novembro 13, 2024

Vilas de Prostituição na Índia

Vilas de Prostituição na Índia é um documentário realizado pela DW Brasil (a Deutsche Welle (DW) é a emissora internacional de notícias da Alemanha). sobre a Prostituição, “herança” de mãe para filha na Índia.

Sinopse:
A prostituição é uma atividade na Índia que passa de mãe para a filha. Especialmente entre as mulheres na base do sistema de castas do país, sujeitas a uma rotina de pobreza extrema. Elas contornam dificuldades financeiras, conseguem sobreviver, sustentam inclusive famílias inteiras. Mas ficam presas numa espécie de ciclo vicioso. A saída é conhecida e parece ser uma só: a educação. 

terça-feira, novembro 12, 2024

TV Glotzer

Nina Hagen (Berlim Leste, 1955) é uma cantora alemã de grande sucesso internacional, especialmente pelas atuações e pelas suas extravagâncias vocais. Também fez participações como atriz em alguns filmes.

Apesar de ser uma renomada intérprete de Rock, teve como formação o treino vocal formal como cantora de ópera, Mezzo-soprano (o que transparece, por exemplo, na sua interpretação de New York, New York).

Nina teve uma educação nos moldes socialistas da República Democrática Alemã (Antiga DDR).

Em meados dos anos 1970, acompanhando a mãe e o padrasto, o compositor e dissidente Wolf Biermann, que era perseguido político, atravessou o muro de Berlim. 

Nina conseguiu um contrato na Alemanha Ocidental com a seção alemã da CBS em 1976 e em 1977 já se encontrava em Londres, no auge da cultura Punk, onde conheceu figuras como Johnny Rotten, Siouxsie And The Banshees, The Slits, e Lene Lovich. Nina Hagen e Lene Lovich contribuíram muito para a carreira uma da outra. 

Quando em 1978 lançou TV Glozer (veja o vídeo abaixo) já era muito conhecida na Alemanha de Leste.

Em 1985, ela apresentou-se na primeira edição do Rock in Rio.

segunda-feira, novembro 11, 2024

Broas Fervidas

Em dia de S. Martinho arrisque-se a fazer estas Broas Fervidas de Abrantes. Estamos na época delas.
Espero que goste da receita. 

Ingredientes:
700 g açúcar amarelo
500 ml café
500ml de água 
250ml de azeite 
85 ml de mel 
250g de açúcar amarelo 
1 colher de chá de canela em pó 
1 colher de chá de erva doce 
1 pitada de sal fino 
500g de farinha sem fermento 

Preparação:
Colocar a água num tacho, juntar o azeite, o mel, o açúcar, o sal, a canela e a erva doce. Misturar e levar ao lume. 
Assim que ferver, apagar o lume e juntar a farinha de uma só vez. 
Misturar bem e levar de novo a lume brando mexendo sempre até formar uma bola de massa que descola das laterais do tacho. 
Transferir a massa para uma travessa e deixar arrefecer um pouco.
Moldar as broas diretamente para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Fazer desenhos na superfície das broas com as costas de uma faca e levar ao forno pré-aquecido a 200C° por 10 a 12 minutos.
Retirar do forno e polvilhar com açúcar branco a gosto.

domingo, novembro 10, 2024

Quem Não Se Lembra de Rita Pavone?

Rita Pavone (1945) é uma cantora, intérprete e atriz italiana.

Começou a sua carreira como cantora em 1962 com o single La partita di pallone e, pouco tempo depois, torna-se um sucesso mundial. 

Lança em seguida vários outros singles, como Alla mia età, Come te non c’è nessuno, Cuore, Datemi un martello, Che m'importa del mondo, Viva la pappa, Il geghegè e Fortissimo, atingindo o sucesso mundial. Em 1967 Rita atuou no filme Pistoleiros do Oeste.

Depois de uma vida de concertos em várias partes do mundo, Rita anuncia no primeiro dia de 2006 que deixa definitivamente os palcos, cantando pela última vez em público.



 Assista agora a uma maravilhosa performance de Rita Pavone em Datemi Un Martello (1964)!!!
E agora ouça Rita Pavone em Fortissimo (1966).