segunda-feira, abril 14, 2025

Cabrito Assado à Moda de Braga

Estamos na Quaresma e já muito próximos de celebrar a Páscoa
Nalgumas regiões do nosso país o cabrito, o borrego e o anho fazem parte da
mesa do almoço do Domingo de Páscoa.

O Cabrito Assado à Moda de Braga é um prato de destaque à mesa dos minhotos no Domingo de Páscoa. Com algumas variações na forma de assar o cabrito, o Minho opta pela versão assada no forno, acompanhada com batatas assadas e arroz com miúdos.

Cabrito, borrego e anho não são a mesma coisa. O cabrito é da raça caprina e os seus progenitores a cabra e o bode.
A ovelha, o carneiro e o cordeiro pertencem à mesma família, ou seja, são da mesma espécie animal: ovinos
A ovelha é o ovino fêmea, dos 7 meses até o primeiro parto - 12-24 meses, enquanto o carneiro é o macho.
borrego é um cordeiro com menos de um ano, da raça ovina e a sua carne é mais clara e macia. Finalmente o anho, é por sua vez, nada mais do que um cordeiro (o cordeiro é o filhote da ovelha e tem até 7 meses e a sua carne é suculenta, macia e vermelha ou rosada). O borrego tem entre 7 e 15 meses. A carne é macia, mas de um vermelho mais forte.

Os cabritos são cuidadosamente selecionados quando têm apenas um mês e meio de vida, concentrando um peso entre os três e os cinco quilos no máximo - sendo a carne mais tenra e rosada. Variando de região para região é possível assá-lo de diferentes maneiras.
Assim, perto de Coimbra chega a ser assado à moda do leitão. Contudo, na região minhota manda a tradição uma versão assada no forno, acompanhada por batatas assadas e por arroz com miúdos. Deixo-lhe, pois aqui, uma receita de Cabrito à Moda de Braga.
  
Ingredientes:  
500 gramas de batatas pequenas para assar
1 perna e 1 pá de cabrito
4 dentes de alho
1 colher de chá de colorau
2 folhas de louro
pimenta q.b.
sal q.b.
2.5 dl de vinho branco
50g de banha
150g massa pimentão
Tomilho e alecrim qb.


Preparação: 
1. Para a Marinada: Colocar o pimentão numa taça e num almofariz esmagar a 2 c.chá pimenta preta e 2 dentes de alho. Esmagar até formar uma pasta. Colocar ainda sal, alecrim, tomilho, vinho branco. Misturar muito bem, no caso de estar liquido juntar mais pimentão doce. Finalizar com 1 fio de azeite.
2. Colocar as partes do cabrito num recipiente, juntamente com o líquido.
3. Deixar marinar durante 24h. Virar a carne de 6 em 6 horas.
4. Confeção: Pré-aquecer o forno a 180ºC.
5. Aquecer uma frigideira, com banha e azeite, e colocar as partes no cabrito a selar até caramelizar.
6. De seguida colocar as mesmas num tabuleiro de ir ao forno, juntamente com o liquido da marinada, coberto com folha de aluminio, até aos últimos 30 minutos. Deixar no forno pelo menos 2 horas ou até a carne se começar a soltar do osso.
7. Cortar a batata em gomos e esmagar dois dentes de alho. Colocar tudo num tabuleiro, juntamente com alecrim, azeite, sal e colorau. Colocar no forno quando faltar 1 hora para terminar o cabrito.
8. Ao molho juntar um pouco da marinada e um pouco de água, e colocar num pequeno tacho.
9. Esmagar a batata com um esmagador, e temperar com alecrim picado e o molho da carne, pimenta e envolver tudo muito bem.
10. Desfiar o cabrito, e servir sobre a cama de esmagada de batata.

Sem comentários: