terça-feira, abril 15, 2025

Mario Vargas Llosa & Conversa na Catedral

Mario Vargas Llosa (1936-2025), Prémio Nobel da Literatura em 2010, morreu aos 89 anos.

Mario Vargas Llosa, foi um escritor, político, jornalista, ensaísta e professor universitário peruano. Vargas Llosa foi um dos romancistas e ensaístas mais importantes da América Latina e um dos principais escritores de sua geração. 

"Conversa na Catedral" (1969) é um livro de Mario Vargas Llosa que é considerado uma obra prima e um dos títulos mais importantes do autor, porque reúne muitos dos ingredientes que fizeram a fama do autor peruano - as críticas ácidas, a irreverência, a rebeldia e o humor sarcástico. 

Esta história esplêndida é a crónica de uma ditadura e da resistência possível graças à palavra. Uma aguda reflexão sobre a identidade latino-americana e sobre a perda da liberdade. Um romance que, mais do que um marco na carreira literária do autor, é um ponto de referência inevitável na história da literatura universal.

Este é um livro recomendado pelo PNL2027 dos 15-18 anos.


Sinopse:
Sentados a uma mesa da taberna A Catedral, o jornalista Santiago Zavala, filho de uma família de classe média alta, conversa com o seu amigo e antigo motorista de seu pai, Ambrosio. Estamos em Lima, na época ditatorial do general Manuel A. Odría (1948-1956), e dessa conversa acompanhada de cerveja emerge um Peru cruel, corrupto, desesperançado, matéria-prima ideal, portanto, para um romance que só um grande jornalista e escritor como Vargas Llosa poderia ter produzido.

Sem comentários: