António de Medeiros e Almeida (1895 - 1986) foi um empresário, industrial, colecionador e benemérito português. Criou a Fundação Medeiros e Almeida, em Lisboa, para doar ao país a sua coleção de artes decorativas.
O serviço de chá de Napoleão Bonaparte no exílio ou o carrinho de brincar do filho do general Wellington são duas das peças desta colecção de nove mil. Construída ao longo da vida pelo empresário Medeiros e Almeida, a colecção da casa-museu com o seu nome - na grande maioria, artes decorativas europeias até ao séc. XIX - tem núcleos de relojoaria, tapeçaria, mobiliário, pintura, mas também porcelana asiática com alguns exemplares únicos no mundo. Um só critério pareceu guiar Medeiros e Almeida nas suas aquisições: a excepcionalidade das peças.
Se quiser conhecer esta casa não deixe de ver a Visita Guiada à Casa - Museu Medeiros e Almeida, pelas mãos de Paula Moura Pinheiro e das historiadoras de arte Teresa Vilaça e Maria Mayer que são as guias desta visita, através de um vídeo de João Santos.
Sem comentários:
Enviar um comentário