domingo, outubro 31, 2010

Nova Orleães: A capital do Jazz

Nova Orleães é a maior cidade do estado do Luisiana, nos E.U.A. Esta cidade foi fundada (1718),originalmente, por exploradores franceses. Está situada no sudeste do Estado, ao sul do Lago Pontchartrain. Parte de Nova Orleães está localizada abaixo do nível do mar e protegida das enchentes do Rio Mississippi através de diques. Devastada pelo Furacão Katrina, em 2005, a cidade tenta aos poucos recuperar.
Segundo o censo de 2000, a população da cidade é de 484 674 habitantes enquanto que a região metropolitana possui 1 337 726 habitantes. Nova Orleães é o centro portuário mais movimentado dos Estados Unidos e, o quarto mais movimentado do mundo, graças à sua localização próxima do Golfo do México e do Rio Mississippi, fazendo da cidade um pólo de ligação para produtos que são importados/exportados da e para a América Latina. Além disso, a indústria petrolífera tem também, grande importância para a economia da cidade. O turismo é outra das suas fontes de rendimento.
Nova Orleães possui vários cognomes, que descrevem diversas das suas características. De entre os cognomes, os mais conhecidos são The Crescent City (que descreve o seu formato ao longo do Rio Mississippi), The Big Easy (uma referência feita por músicos, graças à relativa facilidade de encontrar um emprego na cidade) e The City that Care Forgot (associado à natureza amistosa dos habitantes da cidade). O lema de Nova Orleães, não-oficial mas muito citado na cidade, é "Laissez les bons temps rouler" (Deixe os bons tempos rolarem).
Desde os primórdios da história da cidade, que uma característica evidente de Nova Orleães é a existência de uma população cosmopolita, poliglota e multicultural, devido ao grande número de americanos, britânicos, franceses e antilhanos (do Haiti e da Martinica) que se foram aí fixando.
Os termos "Cajun" e "Créole" são, por isso, uma constante e estão ligados à colonização dos estados do Luisiana e do Mississipi. Embora surjam, por vezes, como sinónimos, apresentam algumas diferenças. Ambos designam, contudo, o que advém da cultura francófona, indo do idioma, à música e à culinária.
Os cajun são os descendentes dos acadianos expulsos do Canadá (franceses, brancos, católicos, que colonizaram a Nova Escócia, no Canadá, então Acádia) que se fixaram no estado de Luisiana (no século XVIII, devido a perseguições religiosas e políticas, em consequência da guerra entre a Inglaterra e a França ). Esta população tem uma cultura própria, em especial uma variedade de música popular e de culinária , que já ultrapassou as fronteiras daquele país.
O termo "Créole" refere-se aos imigrantes brancos e negros que vieram para o Luisiana no século XVIII, provenientes das colónias francesas nas Antilhas (a Martinica e o Haiti), e aos índios e brancos nativos que sofreram a sua influência.
Por toda essa miscigenação e sincretismo, decorrentes do "Cajun" e "Créole", Nova Orleães é comparável à cidade de Salvador (no Brasil) e tem como característica marcante ser uma cidade multirracial, além de apresentar menor preconceito racial que outras cidades americanas.
É, por isso, uma cidade conhecida pelo seu legado multicultural (resultante das influências culturais francesas, espanholas e afro-americanas) que vai desde a música à culinária. Nova Orleães tornou-se, assim, um destino turístico internacional mundialmente famoso graças aos seus vários festivais.
Os principais pontos turísticos de Nova Orleães incluem o French Quarter (identificado apenas como, The Quarter) e a Bourbon Street, conhecidos pela sua activa vida noturna. O French Quarter possui vários hotéis, bares e clubes noturnos, bem como a Jackson Square, a St. Louis Cathedral e o Mercado Francês. Neste bairro existe, também, o Café du Monde (famoso pelo seu café com leite), o Preservation Hall e alguns museus.
A região metropolitana de Nova Orleães é sede de diversos festivais anuais, tais como o Mardi Gras, o Ano Novo e o New Orleans Jazz & Heritage Festival ou Jazz Fest.
Este é o maior dos vários festivais musicais da cidade e um dos maiores festivais de música de todo o país.
Nova Orleães tem sido sempre um centro musical importante no Estados Unidos, em resultado da sua mistura de culturas européias, latino-americanas e afro-americanas. Nova Orleães é conhecida pelo papel que músicos afro-americanos da cidade tiveram na formação do jazz. A cidade é actualmente considerada a capital mundial do jazz. Décadas depois do surgimento do jazz, a cidade seria também o berço de um novo estilo musical, o rhythm and blues, que muito contribuiria, posteriormente, para o surgimento e o crescimento da popularidade do rock and roll. Além disso, as áreas rurais próximas da cidade são o berço da música cajun, da música zydeco, e dos blues.

Aprecie agora, a belíssima apresentação sobre Nova Orleães, que escolhi para hoje, de preferência ouvindo Louis Armstrong, Ella Fitzgerald ou Oscar Peterson.

Sem comentários: