terça-feira, junho 13, 2017

Santo António de Lisboa

Santo António de Lisboa
Era um grande pregador,
Mas é por ser Santo António
Que as moças lhe têm amor.

No dia de Santo Antônio
Todos riem sem razão.
Em São João e São Pedro
Como é que todos rirão?

Fernando Pessoa, Quadras ao gosto popular, Lisboa, Ática, 1994.



Santo António, Santo António
Ó meu Santo milagreiro
Arranja uma moça bonita
Para um rapaz solteiro.

Na Marcha do Stº.António
Vou cantar uma trova
Afastarei p'ra longe o Demónio
Criando uma alma nova.

Santo António milagreiro
Meu rico e bom santinho
Aumenta o meu mealheiro
Eu que sou tão pobrezinho

Santo António dos milagres
E também casamenteiro
Diz-me que novas nos trazes
Neste dia tão soalheiro?

De tanta coisa boa
Que a vida nos quis dar
Stº. António de Lisboa
Tudo vem abençoar.


Santo António e o Menino
Que lindos eles são
Jesus num desatino
O frade esquece o sermão.

Na noite de Santo António
Há sempre grande folia
E os pares de namorados
Vão dançar até ser dia



Caldo verde e bom vinho
Na Lisboa de encantar
Não faltará muita alegria
Até a noite clarear


Santo António, Santo António
Que bonito que tu és
Vou-te comprar um manjerico
E vou pô-lo a teus pés.


Ó meu rico Santo António
Tu estás muito calado
Quando estás à minha beira
Fico todo envergonhado.

Nesta quadra popular
Santo António és o primeiro
Aos noivinhos abençoa
Meu santo casamenteiro

Outras Quadras Populares

Sem comentários: